Deficientes e idosos respeitados em Belford Roxo e Queimados

Cadeirante há 11 anos, Estevão Henrique de Melo ficou feliz com a rampa construída pela Supervia
Rafael Barreto/PMBR

Pessoas portadoras de deficiência e idosos estão recebendo atenção especial em duas cidades da Baixada Fluminense. Em Belford Roxo, o Procon do município, juntamente com a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, entraram em entendimento com a Supervia, e a concessionária construiu uma rampa que vai diminuir o sofrimento destas pessoas que precisam atravessar de um lado para o outro da cidade ou mesmo embarcar nos trens. Já em Queimados a prefeitura emitiu credenciais que garantem prioridade em vagas especiais de estacionamentos públicos e privados em todo o território nacional.
De acordo com a Supervia 10.400 passageiros utilizam a estação ferroviária de Belford Roxo diariamente, sendo 380 deles pessoas com deficiência e 110 idosos. Agora eles têm à disposição uma rampa (de quatro blocos interligados) que mede 25 metros de comprimento por um e meio de largura.
Cadeirante há 11 anos, Estevão Henrique de Melo, 42, sempre sofreu com a falta de acessibilidade na estação ferroviária. Ele contou que por diversas vezes necessitou da ajuda de uma ou duas pessoas para poder chegar à catraca eletrônica, pois era impossível subir os degraus. “Agora ficou muito mais fácil. Embarco e desembarco sozinho. Ficou muito mais fácil”, elogiou.

Privilégio em estacionamentos

Ercílio Esteves recebeu o cartão das mãos do secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Antônio Almeida
Divulgação/PMQ

A Secretaria de Transporte e Trânsito de Queimados emitiu, esta semana, mais 20 credenciais para idosos (acima de 60 anos), deficientes físicos e pessoas com dificuldade de locomoção. O documento garante prioridade em vagas especiais de estacionamentos públicos e privados em todo o território nacional. Atualmente, cerca de outros 50 pedidos para o benefício já foram realizados e serão entregues nos próximos dias.
Um dos contemplados foi o aposentado Ercílio Esteves Jordão, de 71 anos. Ele é morador do Bairro Fanchem e destacou que o cartão chegou em boa hora, afinal, ele usa o carro para levar a esposa ao médico na Zona Sul e com a credencial terá maior facilidade na hora de estacionar: “Foi um processo rápido e sem burocracia. Vou conseguiu o usar o cartão já na próxima vez que for levar minha mulher para realizar alguns exames. As vagas são difíceis e sem o cartão a gente ficava com medo de parar, mas agora está resolvido”, afirmou.
Ao todo, quase 100 moradores já foram beneficiados com o serviço na cidade. O documento substitui o antigo adesivo que ficava exposto no veículo para garantir o direito de prioridade em vagas demarcadas. Para ter direito à prioridade, o beneficiário precisa estar com o cartão exposto no painel do veículo, com a frente voltada para cima. Caso o veículo esteja estacionado em vaga preferencial e não tenha a credencial, estará sujeito à remoção e multa no valor de R$ 53,20, além da perda de três pontos na carteira de habilitação. A determinação está prevista nas resoluções 304 e 303 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
Uma das características destas resoluções é a garantia da mesma prioridade para pessoas com dificuldade de locomoção temporária. Isto significa que o cidadão que sofrer algum tipo de acidente que impede sua locomoção, mesmo sendo por um tempo determinado, tem direito ao benefício, mediante a apresentação do laudo médico. A validade da credencial dependerá da avaliação final do médico perito. O uso do cartão é pessoal e não pode ser usado sem a presença do beneficiário, porém, pode ser usado em qualquer veículo em que o usuário esteja presente.
Para garantir o documento, o cidadão deve abrir um processo na sede da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Rua Olímpia Silva, 797 – Centro) e levar cópia do RG e CPF, comprovante de residência atualizado e laudo médico. O cartão tem validade de dois anos e pode ser renovado conforme a necessidade, exposta pelo laudo médico.

error: Conteúdo protegido !!