Agricultura estimulada em Queimados

Mais de 400 mil metros quadrados de terra foram arados em áreas rurais da cidade, o equivalente a mais de 40 estádios de futebol
Fotos: Marina Mendes

Quem passa pelo centro do município de Queimados e se depara com ruas agitadas, comércios lotados e pessoas transitando com suas típicas expressões urbanas, não imagina que 40% do território é composto por área rural. Pensando nisso, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Agricultura, fornece suporte técnico para os agricultores, que consiste em um maquinário apropriado para atuar no preparo do solo para o plantio. Nos últimos três meses, foram quase 300 horas dedicadas a esse trabalho realizado com custo zero em sítios e fazendas da cidade.
A ideia é não só dar suporte e estimular a prática da agricultura familiar, mas também fortalecer esse setor na cidade. Fornecendo uma mecanização gratuita, mantém-se as taxas de emprego no campo e dá valor as propriedades dos agricultores, o que dobra os números na época da colheita. Além disso, a Prefeitura entende que um aluguel de trator custando R$120,00/hora é inviável para o trabalhador, já que muitas vezes o trabalho dura mais de 5 horas.

Agricultores afirmam que trabalho no campo melhorou com o apoio da prefeitura
Fotos: Marina Mendes

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Abílio Cardoso, explicou qual o objetivo do suporte. “A nossa intenção aqui arando e gradeando as terras e entradas vicinais nos bairros do interior, é porque entendemos que o produtor tem que produzir e ao mesmo tempo ter uma boa estrada para escoamento. Queremos também fortalecer o mercado interno, ou seja, queremos que os produtos sejam abastecimento dos mercados e feiras da cidade”, declarou.
José Olegário, mais conhecido como Seu José, tem 77 anos e desde criança trabalha no campo. Por um tempo, prestou serviços na cidade, mas há 35 anos voltou para as plantações. Seu maior foco de plantio, hoje, é o  aipim e a banana, mas como um bom agricultor familiar, já plantou de tudo um pouco: arroz, feijão, milho, couve e até mesmo a cana-de-açúcar. “Antes de ter esse suporte, estava muito ruim para nós, do campo. No braço, fica muito difícil, pois eu tenho mais de 10 hectares de terra. E se eu for pagar, fica pesado, ninguém aguenta”.
Para se ter uma noção do espaço discutido, os 10 hectares de terra de Seu José, correspondem ao espaço de 10 campos de futebol juntos. Já o total das terras que foram aradas, somam 42 hectares, divididos em pequenas e grandes propriedades. Os agendamentos para os serviços são feitos, principalmente, através de Associações de Produtores Rurais, que levam as demandas até a Secretaria de Agricultura.
Até o momento, a prefeitura presta suporte para seis associações: Capoeirão, Chapadão, Fazendinha, Vista Alegre, Vilar Grande e Mutirão da Fé. No entanto, as áreas de Vila Americana, Vila Central e Sarandi, também são atendidas, apesar de não terem uma associação que represente cada uma dessas localidades. A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura fica na Rua Francisco Gabriel, s/nº, Vila Camorim, em Queimados. Para entrar em contato basta ir até o local, que tem o expediente de 8h às 17h, ou falar pelo telefone (21) 2779-8484.

error: Conteúdo protegido !!