ESPAÇO MOTOR, por JOÃO MENDES – 28/10

Chevrolet Equinox 2018 não é apenas mais um SUV

O Chevrolet Equinox é o utilitário esportivo mais vendido no mundo, chegou a sua 3ª geração, foi apresentado nos Estados Unidos há 9 meses e agora começa a ser comercializado no Brasil vindo do México. Ele chega no Brasil em apenas uma versão bem completa com motor 2.0, 16V, turbo, com injeção direta de gasolina, potência de 262 cavalos com torque de 37 kgfm a 2.500 RPM, mesmo motor usado nos Estados Unidos pelo Camaro de entrada mas o Equinox tem tração integral, acionada num botão, e câmbio automático de 9 marchas com possibilidade de trocas manuais na própria alavanca. Com esse conjunto mecânico faz de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, uma boa marca, e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 210 km/h, isso por questões de segurança já que é um SUV com conjunto de suspensões de SUV e não de carro esportivo. Muitas coisas me impressionaram neste carro, primeiramente a lista de equipamentos de segurança, itens que você não vê, mas estão lá e são de suma importância. Um exemplo, se você abrir uma porta traseira do Equinox num período de até 10 minutos antes de dar a partida, e você não abri-la quando desligar e trancar o carro, um alarme sonoro vai dar um alerta. Um sistema de segurança entende que a porta foi aberta para se colocar algum volume no banco traseiro o que pode ser até uma criança e assim toca o Alerta de Esquecimento de Objetos ou Pessoas no Banco Traseiro. O carro tem ainda outros sistemas de segurança que controlam o balanço quando estiver levando um reboque, atenuam capotamento, compensação de torque na direção para não perdê-la numa manobra rápida demais, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, pré-pressurização das linhas de freio, vetorização de torque, assistente de permanência na faixa, alerta de ponto cego nos retrovisores e os mais tradicionais que são o controle de estabilidade e tração, nenhum outro SUV neste segmento tem tantos sistemas de segurança. Destaque também para a abertura do porta-malas, sem usar as mãos, apenas passando o pé na direção de um sensor que esta sob o para-choque traseiro. O interior tem luxo e é bem acabado. No painel conectividade através do My Link em tela de 8” sensível ao toque com possibilidade de espelhar  smartphones. Assim você pode usar o GPS ou até o aplicativo Waze para escolher seu melhor caminho. Andando no Equinox é fácil perceber que o motor tem disposição, que ele é firme nas curvas e tem conforto com a cabine bem silenciosa. Segundo o Inmetro o consumo de gasolina fica em 8,4 km/l na cidade e 10,1 km/l  na estrada. Na cabine o conforto é grande, são 110 itens para tornar o dia a dia e uma viagem mais agradáveis, são muitos porta-objetos, local especial para guardar um guarda-chuvas e4 tomadas USB para tocar música ou carregar bateria de smartphone mas também tem um carregador wireless para smartphones que já tenham esta tecnologia. O Chevrolet Equinox tem preço sugerido de R$149.900 e pelos seus equipamentos tem boa relação custo benefício porque a concorrência tem preços mais elevados.

 

Toyota Hilux e SW4 2018

Gostei muito do novo design da frente da picape Hilux e do utilitário esportivo SW4 que a Toyota apresentou, modelo 2018, que ficou com aspecto mais robusto. Destaque também para o desenho dos novos faróis e os de neblina dianteiros em LED passam a ser item de série nas versões top, SRX, para Hilux e SW4.  A picape e o SUV também tiveram o interior modificado com novo design e mais sofisticação. Também foram feitas mudanças na dirigibilidade e na segurança que conquistou nota máxima, 5 estrelas, nos testes do Instituto Latin NCAP. A grande novidade da linha é a série especial Hilux SR Challenge com tração 4×4, câmbio automático de seis velocidades e motor diesel 2.8L com 177 cv de potência a 3.400 rpm, e 45,9 kgfm, entre 1.600 e 2.400 rpm. A SR Challenge conta com rodas de liga leve de 17” na cor preta, protetor de para-choques, faróis dianteiros com máscara negra, lanternas traseiras escurecidas, adesivos na lateral e traseira da caçamba com logo Hilux Challenge, adesivos nas portas com logomarca Toyota, Santantônio Hilux Challenge, interior com costuras vermelhas, painel com detalhes pretos e vermelhos, tapetes Hilux Challenge, e grade do radiador, maçanetas e estribo lateral tubular na cor preta. A SR Challenge ainda conta com dispositivo de áudio ligado a uma tela sensível ao toque de 7”, com funções de DVD, MP3, entrada auxiliar de vídeo e seis alto-falantes, e que fornece informações de consumo de combustível e da câmera de ré. A Hilux SR Challenge está disponível apenas nas cores Branco Polar e Vermelho Metálico por R$161.990 No catálogo da Hilux a SRV custa R$171.260 e a versão top, SRX, R$193.270. Estas três versões possuem cabine dupla, motor diesel, tração 4X4 e câmbio automático de 6 marchas. Já no SUV SW4 a versão mais barata tem motor flex, tração 4X2, 5 assentos e câmbio mecânico por R$152.090 e a versão top é a SRX 4X4, diesel, câmbio automático e 7 assentos por R$252.790,00.

 

Película escura nos vidros, tô fora!

Eu sou contra colocar película muito escura nos vidros dos carros. As pessoas se acham mais seguras, principalmente as mulheres, porque quem esta fora não vê quem esta dentro mas nem sempre é assim. Se ninguém consegue enxergar o que esta dentro pense que um sequestrador pode ficar andando com você pela cidade e ninguém vai perceber. Bandidos podem estar estuprando uma pessoa e ninguém vai se dar conta. Já aconteceram casos de carros, com vidros escuros, entrarem em favelas do Rio de Janeiro e os bandidos locais fuzilarem seus ocupantes mas desta vez, no caso da turista espanhola que morreu na Rocinha, foi a polícia fuzilando gente de bem saindo da favela. Hoje, entrar numa favela com um carro que tem película escura nos vidros é de uma idiotice abissal e levar turista para uma zona de conflito também.

 

Salão Duas Rodas e Moto Brasil

No dia 14 de novembro abre as portas o Salão Duas Rodas no São Paulo Expo, veja www.salaoduasrodas.com.br, e os apaixonados pelas motocicletas já podem anotar em suas agendas que de 24 a 27 de maio de 2018, no Riocentro, será realizada a 8ª edição do Salão Moto Brasil que sempre acontecia no mês de janeiro e passou para maio. Veja mais em www.salaomotobrasil.com.br

error: Conteúdo protegido !!