COLUNA MARCUS LAURIA – 28/10

Scania mostrou soluções inteligentes na Fenatran 2017

A Scania lançou na Fenatran 2017 um pacote de soluções que envolve produtos, serviços e o motorista, com o objetivo de reduzir o custo total da operação e aumentar a rentabilidade dos negócios dos clientes. Grandemente representada por dois estandes, a marca apresenta soluções inteligentes, conectadas e sustentáveis e reforça sua liderança na condução do setor para um sistema de transporte mais sustentável. O 21º Salão Internacional do Transporte foi realizado, pela primeira vez, no São Paulo Expo, de 16 a 20 de outubro.
Na Fenatran 2017, a Scania faz o lançamento de cinco caminhões e de dois serviços. Nos rodoviários, as novidades são os veículos com novas motorizações, de 450 e 510 cavalos, que oferecem até 5% a mais de economia de combustível. Esses propulsores passam a ser equipados com um sistema de injeção de alta pressão, além de produzidos em CGI, um composto compactado de ferro e grafite que duplica a resistência a fadiga.
O Heavy Tipper traz para a gama fora de estrada dois modelos para a mineração, sendo o 8×4 capaz de transportar até 25% a mais de carga líquida, reduzir em até 15% o custo por tonelada transportada e aumentar em 30% a vida útil na operação, o que significa cerca de um ano a mais de trabalho (sendo três a vida média das opções atuais do mercado). O outro lançamento é a expansão da gama V8 com um cavalo mecânico apto a acoplar no inédito Super Rodotrem, composição de 11 eixos, capacidade de 91 t e 620 cv de potência, que inaugura um novo nicho para atender aos segmentos canavieiro, de grãos, insumos agrícolas e de produção rural. A primeira venda já foi feita para a Usina São Martinho, um dos maiores grupos sucroenergéticos do Brasil.
Em Serviços, a fabricante apresenta o inédito Programa de Manutenção com Planos Flexíveis no mercado brasileiro, modalidade em que, por meio da conectividade, o veículo informa o momento ideal de parar para a manutenção. Nesse novo sistema, o pagamento passa a ser mais dinâmico, personalizado e por tempo indeterminado; e feito de acordo com a quilometragem rodada de cada veículo e tarifação por consumo de combustível (ou seja, quanto mais economizar diesel menos o cliente pagará). Com os Planos Flexíveis, a Scania consegue unir de forma perfeita sustentabilidade e rentabilidade, e ainda reduzir em até 16% o custo de manutenção de cada unidade.

 

Conheça o novo Porsche 911 Carrera T

Com o novo 911 Carrera T, a Porsche está revivendo o conceito purista por trás do 911 T de 1968: menos peso, relações de transmissão mais curtas na caixa de câmbio manual e tração traseira com bloqueio mecânico do diferencial para melhor desempenho e intenso prazer ao dirigir. A aparência única do novo modelo é baseada no 911 Carrera e seu motor entrega 370 cv (272 kW). O 911 Carrera T – na Porsche, o “T” se refere à palavra Touring – também ostenta muitos outros itens de equipamento que não estão disponíveis para o 911 Carrera, incluindo o chassi esportivo PASM de série, rebaixado em 20 mm, o pacote Sport Chrono otimizado para o peso, uma alavanca de mudanças encurtada com diagrama de marchas em vermelho e centros dos bancos em tecido Sport-Tex. O eixo traseiro esterçante opcional, que não era disponível para o 911 Carrera, é restrito ao 911 Carrera T.
Cada aspecto do equipamento do 911 Carrera T é projetado para otimizar a esportividade e garantir a construção com peso reduzido. A janela traseira e as janelas laterais são feitas de vidro leve e o acabamento das portas inclui alças de abertura. A absorção de som foi grandemente reduzida, os bancos traseiros são opcionais e também há a opção de dispensar o Porsche Communication Management (PCM – gerenciamento de comunicações). O resultado: com peso em ordem de marcha de 1,425 quilos, o biposto é 20 quilos mais leve do que um 911 Carrera com equipamento comparável.
O 911 Carrera T estará disponível globalmente a partir de janeiro de 2018 e já pode ser pré-encomendado. Na Alemanha, o preço será de EUR 107.553, incluindo o VAT (imposto de valor adicionado) e equipamentos específicos para o país.
O modelo também será comercializado no mercado brasileiro. A previsão de chegada no país é no primeiro semestre de 2018 e os preços e pacotes ainda não foram definidos.

 

Novo Honda Civic Si chega ao Brasil em 2018

A Honda Automóveis do Brasil confirmou a comercialização do novo Civic Si no Brasil. O modelo será oferecido na versão cupê de duas portas. As vendas do modelo terão início em 2018.
Equipando o Civic Si, há o motor 1.5 turbo de alta performance e torque, com injeção direta, duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote (Dual VTC) e quatro cilindros. Combinado com uma transmissão manual de seis velocidades – e engates curtos – esse conjunto proporciona uma nova experiência de direção, com torque abundante durante toda a faixa de rotação do motor. A potência máxima de 208 cv surge aos 1.300 rpm e o torque de 26,5 kgf.m aparece aos 2.300 rpm, e é mantido em 70% da faixa de rotação do motor.
Permitindo uma utilização plena da motorização, o Civic Si é significativamente mais leve que a antiga geração e traz carroceria mais rígida, incluindo componentes de chassi e de direção aprimorados. Essas melhorias incluem a direção elétrica de duplo pinhão adaptativa com relação variável, suspensão com acerto esportivo, amortecedores adaptativos e diferencial com deslizamento limitado. O Si traz ainda discos de freio de 12,3 polegadas na dianteira e largos pneus 235/40 R18.
Em complemento aos amortecedores adaptativos, a suspensão recebeu ainda molas mais firmes, barras estabilizadoras mais rígidas (30% a mais na dianteira e 60% a mais na traseira), buchas sólidas na dianteira e traseira, além de braços de controle ultra rígidos na dianteira, oriundos do Civic Type R.
Para ampliar o quociente esportivo do Civic, os modelos Si trazem uma dianteira agressiva com friso frontal preto e largas tomadas de ar. Rodas de liga leve de 18 polegadas, com dez raios e acabamento exclusivo em dois tons, usam pneus de 235 mm, largos, de perfil baixo, além de escapamento central com formato poligonal e acabamento cromado. Na traseira, o cupê mantém a assinatura de design do modelo, com barra de LED horizontal e elevado aerofólio traseiro.
O interior do Civic Si traz exclusivos e envolventes bancos dianteiros esportivos, com costuras vermelhas e logotipos da versão. A costura vermelha dos bancos é replicada nas portas, volante e na coifa do câmbio, com alavanca em alumínio. Outros detalhes do interior são a iluminação vermelha do painel em TFT e dos comandos internos, os pedais em alumínio e o friso do painel de instrumentos com acabamento Dry Metal Carbon.

 

Toyota Hilux ganha série especial Challenge por R$ 161.990

A convite da Toyota do Brasil, estivemos hoje em uma concessionária do Rio para conhecer melhor a nova série especial da Hilux. Baseada na versão SR diesel, a SR Challenge ganhou um pacote estético que lhe garantiu um ar de esportividade e ainda mais robustez.
Recheada de acessórios off-road, o modelo conta com rodas de liga leve de 17” na cor preta, protetor de para-choques, faróis dianteiros com máscara negra, lanternas traseiras escurecidas, adesivos na lateral e traseira da caçamba com logo Hilux Challenge, adesivos nas portas com logomarca Toyota, Santantônio Hilux Challenge, interior com costuras vermelhas, painel com detalhes pretos e vermelhos, tapetes Hilux Challenge, e grade do radiador, maçanetas e estribo lateral tubular na cor preta.
Referente aos equipamentos, desde a versão de entrada, a Hilux movida a diesel conta com direção hidráulica progressiva, ar-condicionado, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, medidor de economia de combustível, aviso sonoro de chave na ignição e luzes acesas, limpador do para-brisa com temporizador e nivelador dos faróis.
Além disso, o modelo vem de série com itens como vidros com dispositivo antiesmagamento e função um toque para subida e descida, travas e retrovisores elétricos, volante com funções de áudio, telefone e comandos de voz e display de múltiplas funções em tela preto e branco. A SR Challenge ainda conta com dispositivo de áudio ligado a uma tela touchscreen de 7”, com funções de DVD, MP3, entrada auxiliar de vídeo e seis alto-falantes, e que fornece informações de consumo de combustível e da câmera de ré. A Hilux SR Challenge está disponível apenas nas cores Branco Polar e Vermelho Metálico.
Na nova SR Challenge, a maçaneta é na cor preta. Na traseira, o para-choque cromado é destaque também nas versões a diesel SRX, SRV e SR Challenge e em todas as versões flex fuel.
No interior da picape, um friso vermelho horizontal cruza o painel de instrumentos de ponta a ponta, integrando as zonas de informação (painel de instrumentos) e operação – controles de ar-condicionado e do sistema de som e navegação.
O volante se destaca por sua espessura feita na medida, garantindo ao motorista a empunhadura correta, e pelo acesso aos controles de volume e do telefone, presente em todas as versões a partir da SR Challenge nas versões a diesel e em todas as versões flex. Maçanetas das portas cromadas incrementam o visual interno a partir das mesmas versões.
Vidros com dispositivo antiesmagamento, travas e retrovisores elétricos estão disponíveis a partir da versão SR Challenge, sendo que nas SR Challenge e SRV, os vidros possuem função um toque para subida e descida. A SRX oferece esta mesma funcionalidade para os vidros das quatro portas, além do Smart Entry & Push Start Button.
O Toyota 1GD 2.8 litros de quatro cilindros em linha com 16 válvulas, DOHC com corrente de distribuição, introduzido nas mais recentes gerações dos dois modelos, tem turbocompressor de geometria variável (TGV), intercooler e sistema de injeção eletrônica direta common rail. Esta evolução melhorou o nível de consumo de combustível em cerca de 11% em comparação com a geração anterior, como também o desempenho, entregando, tanto na Hilux como na SW4, 177 cv de potência a 3.400 rpm, e 45,9 kgfm, entre 1.600 e 2.400 rpm.
A picape média da Toyota foi aprovada nos testes independentes de segurança do Latin NCAP, tendo atingido a nota máxima (cinco estrelas) para passageiros dos bancos dianteiros e traseiros, estabelecendo parâmetros inéditos de segurança dentro de seu segmento.
Todas as versões da linha 2018 vêm com freios ABS com distribuição eletrônica (EBD), cintos de segurança dianteiros e traseiros com três pontos, airbags frontais (para motorista e passageiro) e um de joelho, além de imobilizador por código eletrônico na chave. Todas as versões cabine dupla também contam com sistema ISOFIX para fixação de cadeirinha para crianças no banco traseiro. O modelo parte de R$ 161.990,00.

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