Diversão e Lazer – 11/07

Samba da Siriguela comemora um ano de sucesso na Baixada

150710 H81Neste fim de semana a roda de samba vai girar e encantar Nova Iguaçu. É que o Samba da Siriguela está em clima de comemoração. O grupo se apresenta em nova casa e também celebra um ano de criação. A festa de aniversário conta com uma homenagem ao cantor e compositor Dedé da Portela.
A apresentação do Samba da Siriguela aos sábados estreia hoje (11), na Taberna do Barão, que fica na Rua Herminda Cerbino, 42, no Centro do município. A novidade na programação do espaço promete ser mais uma excelente opção, para ouvir músicas de bambas de qualidade. O evento começa a partir das 20h e o couvert é 5 reais.
No domingo (12), o primeiro ano do Samba da Siriguela será festejado no Jeitão da Baiana, na Rua Barão de Tinguá, 679, Centro. A roda está marcada para iniciar às 18h30m com direito a feijoada, bolo de aniversário e batidinha de Siriguela de graça para o público presente. O couvert sai a 8 reais.
A data especial também vai homenagear o compositor e intérprete de escola de samba, Dedé da Portela, que morou em Nova Iguaçu. Dedé foi autor de sambas antológicos como Resto de Esperança (em parceria com Jorge Aragão), Senhora Rezadeira (em parceria com Dida) e Conto de Areia (samba enredo campeão da Portela, de 1983, em parceria com Norival Reis).
Compositores da região na roda de samba
150710 H81bO grupo Samba da Siriguela é formado pelos músicos Jhonson Almeida (Trombone e Voz), Edinho Avelino (Violão), Vanderson Marques e Diogo Keller (Cavaquinho e Voz),Alexandre Sabiá (Surdo e Voz), Paulinho Sapuri (Pandeiro e Voz) e Rogério Costa (Voz e Tamborim).
Uma das principais características da roda de samba é a qualidade de seu repertório com canções de compositores, que são considerados a mais “fina flor”, como por exemplo, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Paulo Cesar Pinheiro, João Bosco, Nelson Sargento, Dona Ivone Lara, além de saudosos como Luiz Carlos da Vila, Candeia, Noel Rosa e João Nogueira.
Outro destaque do grupo é a oportunidade oferecida, através de participações especiais, a vários músicos de Nova Iguaçu e cidades vizinhas que aparecem para a famosa “canja”. Para o vocalista Rogério Costa, o Samba da Siriguela surge como um diferencial na região. “A Baixada Fluminense é um celeiro de sambistas de qualidade e não havia uma roda de samba que resgatasse sambas antigos e que priorizasse os compositores da região. Agora tem.”, declarou Costa, que também é jornalista e produtor cultural.

error: Conteúdo protegido !!