Nova Iguaçu assina ‘compromisso com a resiliência aos desastres’

O prefeito Rogerio Lisboa assinou ‘compromisso com a resiliência aos desastres’ na semana passada
Alziro Xavier/PMNI

Nova Iguaçu aderiu à campanha ‘Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando’, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). A adesão ocorreu na última sexta-feira (27), quando o prefeito Rogerio Lisboa assinou ‘Certificado de Compromisso com a Resiliência aos Desastres’. Através do ato, Lisboa anuncia oficialmente o comprometimento da prefeitura na implementação dos ‘Dez Passos Essenciais para Construir Cidades Resilientes’.
“Entre esses passos, estão: estabelecer uma estrutura organizacional e identificar os processos necessários para compreender e agir para a redução da exposição, do impacto e da vulnerabilidade frente a desastres; e assegurar que todas as instituições relevantes para a resiliência da cidade tenham as capacidades necessárias para desempenhar as suas funções”, explica o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Jorge Ribeiro Lopes.
A campanha global ‘Construindo Cidades Resilientes’ aborda questões de governabilidade local e risco urbano, a fim de ajudar os governos locais a reduzir riscos e aumentar a resiliência em áreas urbanas através da aplicação do Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030. O projeto oferece soluções e ferramentas que permitem que governos e atores locais identifiquem as lacunas na sua capacidade de resiliência e aumentam sua capacidade financeira, técnica e de conhecimento para o planejamento do desenvolvimento e capacidade de gestão de risco. Através da campanha, as cidades se tornam parte de uma ampla aliança de cidades resilientes em todo o mundo.
“Este momento marca mais um passo muito importante da nossa gestão. A equipe da Defesa Civil está de parabéns. Estamos nos estruturando para dar suporte à população nas situações de emergência, unindo forças com as instituições que estão aqui. Além de estarmos nos comprometendo com essa campanha, estamos desenvolvendo o Plano de Emergência, o primeiro, pois Nova Iguaçu não tinha. Ele vai nos nortear numa situação de risco para que consigamos buscar soluções rápidas e eficazes”, comenta Rogerio Lisboa.
Com o Plano de Emergência, a Defesa Civil de Nova Iguaçu pode desenvolver ações de prevenção, de preparação para emergências e desastres, de resposta aos desastres e de reconstrução, todas com a participação das comunidades.
Participaram do ato solene o superintendente operacional da Secretaria de Estado de Defesa Civil, coronel Bruno Braga Martins; o comandante do 4º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), tenente coronel Daniel Freitas da Silva Junior; o presidente da Cruz Vermelha – Nova Iguaçu, Daniel Coelho Nascimento; entre outras autoridades.

error: Conteúdo protegido !!