Unidade móvel de proteção à mulher em Caxias
A unidade móvel do Projeto Violeta, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, atenderá a população de Duque de Caxias nos dias 13 e 14 de julho, na Rua Dalila, s/n, no bairro Amapá. O veículo, que conta com uma equipe integrada por juiz, promotores, defensores púbicos, psicólogos e policiais, percorre as zonas rurais do estado prestando atendimento, acolhimento e orientação às mulheres vítimas de algum tipo de violência. A ideia é assegurar uma maior rapidez na obtenção de medidas protetivas.
Além da unidade móvel, a população terá à disposição os serviços de carteira de trabalho digital com o ônibus da Fundec; orientações para prevenções de acidentes domésticos dadas pela secretaria municipal de Defesa Civil e Política de Segurança; atendimento do CR Mulher, da secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos; Ouvidoria; e Delegacia de Atendimento à Mulher de Duque de Caxias.
Plantio de árvores em Nova Iguaçu
A Secretaria de Urbanismo Meio Ambiente e Habitação de Nova Iguaçu (Semuham) em apoio ao projeto do SESI de Educação Ambiental e do Projeto Iguaçu Mais Verde, realizou no início de julho o plantio de 30 mudas de árvores na Rua Gerson Chemicharo, no Bairro da Luz, com os alunos da Instituição SESI. Durante as atividades foram apresentadas palestras para os alunos do ensino fundamental e educação infantil sobre a importância do plantio de árvores para proteger e melhorar o meio ambiente. Eles ainda participaram do plantio colocando a “mão na terra”. O objetivo dessa parceria é transformar os alunos envolvidos em multiplicadores de uma cidade capaz de melhorar seu ambiente.
A ação do “Nova Iguaçu Mais Verde” é contínua. Em dois anos, mais de sete mil mudas foram plantadas na cidade. Este ano, a previsão é que mais três mil unidades ganhem as ruas e calçadas.
Conferência da Juventude em Mesquita
Nesta semana foram aprovados a Comissão Organizadora e o Regimento Interno da 1ª Conferência Municipal de Juventude de Mesquita, que será realizada nos dias 14 e 15 de agosto, no auditório Apolônio de Carvalho, em Rocha Sobrinho. A comissão organizadora é composta pelas secretarias de Governo (Semug), Assistência Social (Semas); Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semectel); Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Comunicação Social (Setradescom); e de Defesa das Pessoas com Deficiência e dos Idosos (Sempdi).Os representantes da sociedade civil organizada que integram a comissão são Wallace Ingrid, Bruna Simãozinho, Vitoria Nascimento, Wellington Sant’Anna, Anderson Melo, Alef Matheus e Paulo Alessandro.
Inclusão digital nos Telecentros
Mesquita abrirá inscrições abertas, entre os dias 13 e 24 de julho, para cursos gratuitos de informática. No próximo ciclo, as aulas serão realizadas nos Telecentros da Casa Brasil, que fica na Praça Professor Darcy Ribeiro, s/nº, Edson Passos, e Sala Verde, localizada na Rua Mister Watkins, 142, Centro. As aulas devem iniciar no dia 27 de julho. Os interessados devem ter no mínimo 12 anos de idade. Os documentos exigidos são: identidade ou certidão de nascimento e comprovante de residência (originais e cópias), além de duas fotos 3×4. Menores de 15 anos devem ir acompanhados pelo responsável.Mais informações pelos telefones (21) 3763-8950 e 2696-1576.