
Comunidade do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa Foto: Reprodução
Um suspeito morreu durante uma operação do Batalhão de Choque (BPChq) no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, na região central do Rio, na madrugada desta quarta-feira. A ação, que está sendo realizada desde terça-feira, tem o objetivo de prender traficantes que ameaçaram PMs da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Prazeres na segunda-feira.
Segundo a Polícia Militar, nesta quarta, policiais entraram em confronto com criminosos na Rua Barão de Petrópolis. Um homem foi ferido e com ele, de acordo com a polícia, uma pistola Glock 9mm e um rádio transmissor foram apreendidos. O ferido foi socorrido ao Hospital municipal Souza Aguiar, no Centro, mas não resistiu.
Em nota, a PM disse que a atuação do BPChq é uma resposta à ação dos criminosos daquela comunidade, que, na segunda-feira, 20/11, ameaçaram policiais da UPP local. A PM afirmou ainda, em nota, que “não houve problemas em qualquer base da UPP Prazeres, como chegou a ser noticiado. Todas as bases estão com seu policiamento de rotina.”
Desde terça-feira policiais do Batalhão de Choque realizam operação na comunidade. O objetivo era prender os que criminosos ameaçaram agentes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na localidade conhecido como Beco do Agnaldo. Os traficantes não querem que os policiais ocupem mais um determinado local da comunidade. Na segunda-feira, cerca de 40 criminosos armados renderam quatro dos PMs na base da UPP, que fica no alto da comunidade. Os policiais foram levados para um local onde outros policiais já estavam sob domínio dos criminosos.
Os agentes foram liberados em seguida e não houve troca de tiros. Após o incidente, o policiamento na região foi reforçado por agentes de outras UPPs e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).