Visão Geral – 23/11

Bola Cheia

Bola mais que cheia para o que a coluna batizou, há alguns anos, de escola pública democrática. Como publicamos na coluna de ontem, Nova Iguaçu voltou a eleger suas diretoras de escolas. Pais e alunos se juntam e escolhem quem comandará a unidade de ensino, sem interferência e influência política. #ORetornoMereceAplausos

 

Bola Murcha

No início da gestão passada, certos vereadores que ainda estão sentados na cadeira, em Nova Iguaçu, espernearam e gritaram contra a escola pública democrática deixada pela ex-prefeita Sheila Gama e conseguiram retornar com diretoras indicadas por eles. Na atual gestão ninguém berrou quando o prefeito Rogério Lisboa propôs a mudança. #DoisPesosDuasMedidas #PorQueSeráHein!

 

Fim da dupla função do motorista de ônibus

Nesta quinta-feira (23), a Câmara Municipal do Rio finalmente votará o projeto de lei n° 1298/2007-A, de autoria do vereador Reimont (PT), que proíbe a dupla função dos motoristas de ônibus e garante a volta dos postos de trabalho dos cobradores. Segundo o vereador, o projeto atende aos interesses não só de rodoviários, como também da sociedade. A dupla função coloca em risco a segurança da viagem, dos passageiros, do trânsito e dos pedestres. Ao volante, os motoristas têm que cumprir o tempo de viagem e a cota de passageiros.
“Ao mesmo tempo em que dirige, o motorista libera a catraca, atende os que pagam em dinheiro, confere a identidade de quem tem direito à gratuidade, mas não tem o cartão, vigia a porta traseira, presta contas aos fiscais e aciona o elevador para os passageiros cadeirantes, entre outras ações”, enumera Reimont. “E muitos adoecem”, acrescenta o parlamentar.
Desde junho a proposta aguarda a segunda votação. Na última vez que entrou na pauta (7 de junho) contou com um número expressivo de rodoviários nas galerias da Câmara, mas a apresentação de um substitutivo retirou o projeto de votação e frustrou a aprovação.

 

Black Friday promete
em Nova Iguaçu

A Black Friday se tornou a maior data de vendas para o comércio eletrônico nacional. Este ano, o evento acontecerá nesta sexta (24). Para Nova Iguaçu, a previsão é que o volume total de compras ultrapasse R$ 7 milhões. A estimativa foi gerada a partir do histórico das edições anteriores e com base no tráfego do portal BlackFriday.com.br, idealizador da ação no Brasil. Segundo o BlackFriday.com.br, a edição deste ano baterá o recorde de arrecadação, alcançando nacionalmente a marca de R$ 2,2 bilhões em faturamento.

 

Mais acessos este ano

O número representa um crescimento de 19% em relação ao ano anterior. “Em outubro, mês que antecede a Black Friday brasileira, o site já registrou um aumento de 37% no número de acessos, comparando ao mesmo período em 2016. Isso reforça a retomada econômica que o país vem vivendo e a expectativa que os consumidores alimentam pela chegada da data”, afirma Ricardo Bove, o idealizador da Black Friday no Brasil.

 

De meia-noite
a meia-noite

Para os consumidores que desejam receber antecipadamente as promoções da Black Friday, basta acessar o site www.blackfriday.com.br e cadastrar nome e e-mail.
Das 0h de 24 de novembro às 23h59 do mesmo dia, os consumidores terão a oportunidade de economizar em diversos setores durante a BlackFriday.com.br.

 

América porca transborda lixões

Todo dia, 145 mil toneladas de resíduos orgânicos são jogadas em lixões e aterros controlados na América Latina e no Caribe. Essa montanha diária de restos de comida não processados, que colocam em risco a saúde e a vida de 170 milhões de pessoas, é um dos temas da 3ª Assembleia do Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas (ONU), que será realizada em Nairóbi, no Quênia, de 4 a 6 de dezembro. Os números estão no Atlas de Resíduos da América Latina, relatório da ONU Meio Ambiente que está para ser lançado. Um resumo do trabalho foi apresentado preliminarmente em São Paulo em evento realizado na terça-feira (21) pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

 

‘Loucos por ônibus’
anunciam encontro

Um movimento de pessoas que se intitulam “loucas” por ônibus, os “busólogos”, que se reúnem nas redes sociais para discutir temas relacionados ao transporte coletivo, irá promover no próximo dia 9 de dezembro, o “6º Encontro de Busólogos Solidários”, em Nilópolis, na Baixada Fluminense. O encontro contará com um City Tour pelos municípios de Queimados e Itaguaí, além de uma visita ao Terminal do BRT, no Alvorada, Barra da Tijuca, onde os participantes poderão trocar informações sobre o hobby e ainda ajudar o Lar Evangélico de Queimados, doando alimentos não perecíveis e roupas.

 

Busólogos & Cia

O evento será promovido pelo grupo Busologia do RJ em parceria com o Consórcio BRT Rio, Nilopolitana Transportes, Viação Nossa Senhora do Amparo, Transportes Blanco, Mutum Preto Turismo, Viação Vila Rica, FRT Tecnologia Eletrônica, JMA Simões Reformadora, Busdesing, Studio 58 Fotografia, Nilópolis Online, Mobilidade Fluminense, Busologia Oficial, Ônibus Minha Segunda Casa, Transturismo Oriental, Secretaria de Cultura de Nilópolis e UDO Busologia.

 

Solidariedade presente

Para participar do City Tour é necessário se inscrever no site http://www.busologiadorj.com.br/p/6-ebs.html e, obrigatoriamente, levar no dia no mínimo 1kg de alimento não perecível ou itens de higiene pessoal.  Os organizadores avisam que o número de vagas é limitado, mas as doações são ilimitadas e quem quiser apenas fazer a doação é só entrar em contato pelo email atendimentobrj@bol.com.br.

error: Conteúdo protegido !!