
Foto: Paulo Taiul
Agricultores familiares de Mesquita, e diversos representantes do setor, participaram nesta terça-feira, 22 de novembro, do I Fórum Municipal de Desenvolvimento Rural de Mesquita. Os objetivos do evento, que aconteceu no Centro Cultural Mister Watkins, foram a geração de um documento com propostas para fortalecimento da agricultura familiar no município, e a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rura
A iniciativa foi da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Agricultura (SETRADE), com apoio de agricultores familiares do município. O evento contou com a presença do vice-prefeito Waltinho Paixão, do secretário da pasta, Janyr Menezes, além de Alice Melo, subdelegada da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), Luciano Santos Filho, superintendente do Banco do Brasil, Maria Conceição Rosa, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Sabrina Oliveira, da presidência do Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP-RJ), e Sebastião Rezende, secretário executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRUS).
“O governo municipal está empenhado no desenvolvimento da agricultura familiar. Este foi o primeiro fórum, onde vamos debater conjuntamente e levantar propostas para o setor”, disse o secretário Janyr Menezes.
A agricultora Maria Cristina Bernardes de Azevedo, de 41 anos, proprietária do Sítio Menina dos Olhos de Deus, participou da abertura do evento representando os agricultores familiares de Mesquita e da região. Em seu sítio, localizado no bairro Chatuba, ela produz banana, aipim, milho, batata doce, manga e ainda possui uma horta. “Meu pai era lavrador e me ensinou a mexer na terra. Além do meu próprio sítio, minha família também tem um sítio na região. Tenho seis filhos, e o meu mais velho tem seu próprio sítio, mas deixou de lado a produção para procurar emprego. Eu sempre sustentei meus filhos com a produção do sítio, mas meu filho encontrou dificuldade para escoar a mercadoria. No governo passado entregamos mercadoria mas não recebemos. A importância de eventos como este é para isso, fortalecer o agricultor para que ele e as próximas gerações possam viver da agricultura e não precisem sair da roça”, destacou Maria Cristina.
O I Fórum Municipal de Desenvolvimento Rural de Mesquita teve como tema “Estratégias e Políticas para o Fortalecimento da Agricultura Familiar no Município de Mesquita”. O final do evento foi aberto para perguntas e questionamentos dos presentes. Com o que foi debatido foi gerado um documento baseado na matriz FOFA, com as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças para o desenvolvimento do setor.