Visão Geral – 25/11

Bola Cheia

Um dos vários empresários que atua na Avenida Abílio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira), não titubeou em apontar um ponto positivo na via que liga o centro de Nova Iguaçu ao Km 32: “o conjunto de sinais de trânsito em frente ao Shopping Nova Iguaçu funciona que uma beleza”, disse, destacando, ainda o visual noturno do espaço: “maravilhoso pela iluminação forte”. #ÉBonitoMesmo

 

Bola Murcha

Em contrapartida, quando a coluna pediu para o empresário (que prefere não ser identificado) citar dois pontos negativos na mesma estrada ele foi direto: “a iluminação precária na maioria dos trechos e as cortadas pela contramão das vans lotadas de passageiros em períodos de movimento intenso. Alguns acidentes com vítimas já aconteceram”. ÉSinistroMesmo.

 

Vacol trabalha duro em bairros enlameados

Com as recentes chuvas que caíram sobre Nova Iguaçu, no final da semana passada, muitos bairros ficaram debaixo de lama. E com as redes de esgoto entupidas pelo lamaçal e outros detritos, as ruas ficaram alagadas pela dificuldade de escoamento das águas. Com isso, a rede de esgoto começou a retornar para dentro das residências. A situação se agravou, principalmente no corredor dos bairros situados na Estrada Luiz de Lemos, que liga Nova Iguaçu a Miguel Couto. Moradores recorreram a Diomar Pacheco (foto), também conhecido como Diomar do Cobrex, para desobstrução da rede entupida. Segundo ele, desde que as chuvas começaram a cair sobre Nova Iguaçu, ele tem levado o caminhão Vacol e sua equipe de trabalho para várias localidades. Ontem, por exemplo, foi a vez do Carmari e Nova América. “Vou para onde me chamam”, afirma Diomar.

 

 

Missa da padroeira
de Mesquita

A Missa da Nossa Senhora das Graças, padroeira de Mesquita, será no próximo dia 27, segunda-feira às 10 horas, no centro. A mensagem do dia será ministrada pelo bispo diocesano de Nova Iguaçu, dom Luciano Bergamin. Várias autoridades públicas, civis e militares, foram convidadas para a solenidade, dentre elas o prefeito da Cidade, Jorge Miranda, e seu vice, Waltinho Paixão.

 

Revitalização da
Fazenda do Brejo

A Prefeitura de Belford Roxo vai realizar neste sábado (25), às 10h, na Câmara Municipal de Belford Roxo, na Avenida José Mariano dos Passos 1214, bairro Prata, a III Audiência Pública sobre o Projeto de Revitalização da Fazenda do Brejo. O objetivo é debater com a sociedade civil a transformação da área em polo turístico e ecológico. Na ocasião, será apresentado um novo projeto onde será criado uma Área de Proteção Ambiental (APA) e um corredor verde.

 

Seria parque
municipal

De início, a ideia era a da criação de um Parque Municipal, mas essa discussão foi debatida e descartada entre as partes envolvidas no projeto, como a Prefeitura, a empresa Bayer, a Fazenda Boa Esperança e a Uniabeu. Na audiência, vão participar técnicos das Secretarias de Meio Ambiente e de Articulação Política, do Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB), Instituto Eventos Ambientais (IEVA), da Abeu, Bayer, da Fazenda Boa Esperança, entre outros órgãos.

 

Orquestra Tubônica encerra
Seminário de plástico na Firjan

Oriunda do Projeto Som+Eu, que beneficia cerca de 500 crianças e adolescentes, do bairro de Campos Elíseos, em Duque de Caxias, a Orquestra Tubônica é formada por parte desses jovens. Eles tocam instrumentos feitos com plástico, como violino de PVC, chinelofone, cortina de chaves, instrumentos de percussão, entre tantos outros. O objetivo é promover o conhecimento sobre os benefícios do plástico e conscientizar os jovens sobre a reciclagem e sustentabilidade, além de possibilitar o acesso mais fácil a esses instrumentos, já que eles se tornam mais baratos. A orquestra é patrocinada pela Braskem e encerrou, quarta-feira (22) o Seminário Setorial de Plástico, que reuniu as principais empresas fluminenses do setor na sede da Firjan.

 

Número de pretos
cresce no Brasil

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) 2016, divulgada na sexta-feira (24/11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que o número de brasileiros que se declaram pretos no País cresceu 14,9% entre 2012 e 2016. A população que se considera parda também aumentou 6,6% no mesmo período. Em movimento inverso, o número de pessoas que se declaram brancas caiu 1,8%.

 

Brancos são
superados

Desde 2007, as Pnads do IBGE vêm mostrando que a soma da população identificada como de pele preta e parda supera aqueles que se consideram brancos. Em 2016, os brasileiros declarados como pardos respondiam por 46,7% da população. As pessoas que se identificam como de pele branca representavam 44,2% do total. Já as pessoas identificadas como de pele preta eram 8,2%. Entre as grandes regiões do país, 76,8% da população do Sul se declaravam branca, 18,7%, parda e 3,8%, preta.

 

Para finalizar…

Na Região Norte, 72,3% da população era parda, 19,5%, branca e 7%, preta. Na Região Sudeste, a que tem a maior proporção de população residente, 52,2% disseram ser brancos, 37,6%, pardos e 9%, pretos.
>> População – No Brasil, no ano passado, a população residente foi estimada em 205,5 milhões de pessoas. Em 2012, eram 198,7 milhões, uma variação de 3,4%. A Região Sudeste concentrava 42% da população e registrou aumento de 3,1% em quatro anos.

error: Conteúdo protegido !!