
Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizam, na manhã desta terça-feira (28), uma operação na comunidade de Vila Joaniza, no Complexo do Barbante, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. Policiais do 17° BPM (Ilha) também participam da operação realizando cerco tático no local.
De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar (PM), dois criminosos foram baleados na ação e encaminhados para o Hospital Municipal Evandro Freire, também na Ilha do Governador. Com eles foram apreendidos um fuzil AK-47 calibre 7.62 e uma escopeta calibre 12.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), próximo à comunidade, ficou fechado e deixou 170 alunos sem atendimento.
A operação ocorre três dias após criminosos depredarem o Posto de Policiamento Comunitário (PPC) da PM, que fica na comunidade. A fachada do imóvel foi pichada com a sigla da facção que domina o tráfico da comunidade. Também foram escritos xingamentos aos PMs. Janelas e porta da edificação foram totalmente destruídas.
Antes da depredação, dois policiais do PPC foram atacados por criminosos e tiveram que ser resgatados com uma grande operação na comunidade que envolveu veículo blindado e helicóptero. Um grupo de traficantes fortemente armados, segundo a Polícia Militar, fez disparos contra o interior do posto e deixaram os PMs encurralados. Após o ataque, a PM decidiu desativar o posto definitivamente.