Cozinheiras e inspetores de Itaguaí aprendem a combater incêndio

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Eles também receberam instruções de como realizar os primeiros socorros

A Secretaria Municipal de Educação capacitou dezenas de cozinheiras e inspetores de alunos das 62 unidades escolares a combater incêndio e a realizar os primeiros socorros. A instrução foi ministrada no Ciep 300 Municipalizado Prefeito Vicente Cicarino, Centro, pelo Destacamento de Bombeiros Militar de Itaguaí.

Os 84 servidores se reuniram no refeitório do Ciep para realizar o Curso Básico de Combate a Incêndio e Atendimento Pré-hospitalar.O subtenente Carlos Henrique Machado, auxiliado pelo cabo Antônio Carlos Marques, ministrou o ensino. Atentos às instruções dos militares, cozinheiras e inspetores de aluno aprenderam várias técnicas de combate a incêndio e de como fazer o atendimento imediato às pessoasque se sentem mal ou sofrem algum acidente na escola.

Anatália de Santana, de 52 anos, responsável pela merenda escolar do Ciep496 Municipalizado Maestro Francisco Mignone, no bairro Monte Serrat, considerou o ensinamento essencial para qualquer pessoa que trabalha com pessoas, principalmente crianças.

“O ensinamento foi muito interessante e providencial. Aprendemos em como atuar em uma situação de emergência. Por exemplo, como apagar o fogo em uma frigideira com óleo quente sem utilizar água”, exemplificou Anatália, que também participou da aula prática de atendimento a uma pessoa que sofreu uma parada cardíaca.

O inspetor de alunos Marcelo da Silva Faria, de 48, recordou que vivenciou em sua escola uma situação em que um professor necessitou dos primeiros socorros e ninguém sabia como proceder.

“Se eu tivesse o conhecimento que obtive hoje, certamente eu poderia ter ajudado o colega naquela ocasião. Felizmente não aconteceu nada mais grave com ele”, disse Marcelo, que trabalha na Escola Vereador Taciano Fernandes Nunes.

De todos os setores de uma escola a cozinha certamente é o que mais está propício a acidentes e até incêndios, caso as normas de segurança não sejam rigorosamente seguidas. A cozinheira Rosângela de Jesus Lima, de 57, da Escola Sylvia Souza Siquineli, aprendeu bem o que lhe foi ensinado.

“Eles nos ensinaram muita coisa. Como realizar, por exemplo, os primeiros socorros em uma pessoa que se queimou ou se afogou e também como combater um incêndio na rede elétrica. A capacitação foi muito proveitosa”, elogiou Rosângela.

Maria Aparecida de Alcântara, de 52, também trabalha como cozinheira na Escola Yolanda Rangel Pereira. De todas as dicas que ela recebeu a que mais lhe chamou a atenção foi a de como apagar um incêndio num botijão de gás.

“Incrível! Eu não sabia que para apagar um fogo no botijão basta apenas colocar o dedo debaixo da chama e tapar o orifício que sai o gás”, contou Maria Aparecida.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!