Brasil estreia na Copa da Rússia contra Suíça

Tite: “O Mundial da Rússia, a grosso modo está muito bem distribuído. O próprio ranking faz isso. Os jogos terão um grau de dificuldade alto”
Rener Pinheiro / Mowa Press

Saiu o que muitos esperavam. Os grupos da Copa do Mundo 2018 foram sorteados durante a manhã de ontem, no Kremlin. Integrante do Grupo E do torneio, a Seleção Brasileira vai encarar a Suíça em seu primeiro compromisso e em seguida tentará confirmar a vaga nas oitavas contra Costa Rica e Sérvia.
Cabeça de chave do Grupo E, o time comandado pelo técnico Tite enfrentará a Suíça às 15h, do dia 17 de junho, em Rostov-on-Don. Às 9 horas de 22 de junho, o confronto é com a Costa Rica, em São Petersburgo. No último jogo da primeira fase, às 15h do dia 27 de junho, o Brasil pegará a Sérvia, em Moscou.
Atual campeã mundial, a Alemanha compõe o Grupo F com México, Suécia e Coreia do Sul. Se o Brasil avançar em primeiro lugar e a seleção germânica em segundo ou o contrário, as duas equipes duelarão logo nas oitavas de final da Copa.
Na partida de abertura, programada para 12 horas de 14 de junho, a Rússia enfrentará a Arábia Saudita, em Moscou. O Grupo A do torneio, encabeçado pelos donos da casa, é completado por Egito e pela tradicional seleção uruguaia.
Participaram da cerimônia de sorteio Cafu (Brasil), Diego Armando Maradona (Argentina), Diego Forlan (Uruguai), Fabio Cannavaro (Itália), Carles Puyol (Espanha), Laurent Blanc (França), Gordon Banks (Inglaterra) e Nikita Simonyan (Rússia). O britânico Gary Lineker comandou o evento ao lado da jornalista Maria Komandnaya.
O técnico Tite, sentado ao lado de Edu Gaspar, acompanhou atentamente o sorteio realizado no Kremlin. Coincidentemente, os brasileiros estavam posicionados logo atrás do técnico alemão Joachim Low. Pelé marcou presença e foi saudado pelos outros craques, entre eles Maradona.
Na parte inicial do evento, Vladimir Putin discursou ao lado de Gianni Ifantino, mandatário da Fifa. “Nosso país pretende realizar a Copa no mais alto nível, para que os jogadores possam demonstrar sua maestria. Temos certeza de que impressões inesquecíveis serão deixadas naqueles que vierem à Rússia”, disse o presidente do país.

Confira o resultado do sorteio
das chaves da Copa – 2018

Grupo A – Rússia, Arábia Saudita, Egito e Uruguai; Grupo B – Portugal, Espanha,
Marrocos e Irã; Grupo C – França, Austrália, Peru e Dinamarca; Grupo D – Argentina, Islândia, Croácia e Nigéria; Grupo E – Brasil, Suíça, Costa Rica e
Sérvia; Grupo F – Alemanha, México, Suécia e Coreia do Sul; Grupo G – Bélgica,
Panamá, Tunísia e Inglaterra e Grupo H – Polônia, Senegal, Japão e Colômbia.

Tite fala sobre a definição
dos grupos: “são adversários
de nível”

O ex-lateral brasileiro Cafu durante o sorteio do grupo B do Mundial
AFP

Tão logo terminou o sorteio dos grupos, o técnico Tite bateu um papo rápido com o site da CBF. No evento, o Brasil caiu no Grupo E, juntamente com Suíça, Costa Rica e Sérvia. “Mais do que avaliação do grupo, sempre tenho em mente a evolução e consolidação da equipe. São adversários de nível e por isso estão aqui. Se compararmos com as equipes que ficaram de fora, só por isso você já tem a dimensão de quem está classificado”, comentou o técnico.
Além do Grupo E, o da Seleção Brasileira, Tite também falou sobre as outras chaves. Para ele, o equilíbrio já faz parte deste Mundial da Rússia. “A grosso modo está muito bem distribuído. O próprio ranking faz isso. Os jogos terão um grau de dificuldade alto, trata-se de um Mundial. Mas qualquer que fossem os grupos, a nossa busca por fazer o melhor é indiferente”, finalizou.
Durante o sorteio, Tite contou com a companhia do coordenador de Seleções Edu Gaspar, além do supervisor Luís Vagner, o administrador Hamilton Corrêa, o chefe de segurança, Aloísio Rocha e o vice-presidente da CBF, Fernando Sarney, que também é membro do conselho da FIFA.

por Jota Carvalho

error: Conteúdo protegido !!