Pastoral da AIDS lança campanha em defesa do SUS

O lançamento da campanha acontece neste sábado, no Corcovado
Divulgação

“SUS é saúde” é o tema a ser trabalhado pela Pastoral da Aids na campanha do dia mundial de Combate à AIDS, neste 1.º de dezembro. A data é oportuna para o estabelecimento de redes e parcerias com outras organizações de luta contra a Aids e com os serviços públicos de saúde. Nesta data a pastoral convida seu agentes a participar das mobilizações em cada local e região do país onde as equipes estão organizadas.
O Sistema Único de Saúde foi criado pela Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990. Segundo o SUS, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. Essa garantia exige que o Estado formule e execute políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde para a sua promoção, proteção e recuperação.
Para Maria Lúcia, coordenadora da Pastoral da AIDS da Conferência Episcopal Regional Leste 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o atendimento no SUS deveria ser acessível a todos:
“O SUS é uma conquista e um patrimônio do povo brasileiro e deve ser aperfeiçoado para garantir o acesso de todos os brasileiros, pois promove a saúde da população brasileira, sendo, inclusive, uma referência para outros países do mundo, graças a uma legislação avançada que prevê a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas”, afirmou.

Os avanços da ciência, o esforço de gestores e o empenho da sociedade civil fizeram da Aids uma doença tratável. Com o conhecimento e as tecnologias é possível viver com qualidade mesmo sendo pessoa com HIV. Segundo a pastoral, o SUS é quem garante estes avanços e apoiá-lo é apoiar a resposta brasileira contra a Aids.
Ainda segundo Maria Lúcia, para melhorar a qualidade de vida e evitar novas infecções e óbitos por causa da Aids é preciso fortalecer e ampliar a rede de cuidados:
“Atenta às necessidades das pessoas que vivem com HIV, a Pastoral da Aids tem como missão trabalhar na prevenção e contribuir com a sociedade na contenção da epidemia, envolvendo os cristão na luta contra a AIDS. Em comunhão com a Igreja, a pastoral busca evangelizar homens e mulheres revelando o amor misericordioso de Deus pelos doentes, sem preconceitos. A responsabilidade é de todos e todas!”
Para marcar a data, a Pastoral da Aids promoverá neste sábado, no Santuário do Cristo Redentor do Corcovado, ato de lançamento da campanha que contará com a presença do bispo referencial da pastoral da Aids no Regional Leste 1 e Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Resende Dias, e do reitor do Santuário do Cristo Redentor, padre Omar Raposo, além de agentes da pastoral, profissionais da saúde e de entidades em defesa do SUS.
A programação do evento contará com a celebração da missa, às 8 horas, seguida do lançamento da campanha ‘SUS é saúde’ e apresentação do grupo Ressurreisamba.

error: Conteúdo protegido !!