Engenheiro holandês ministra palestra sobre ciclovias em Mesquita

O engenheiro civil holandês Warner Vonk. durante a palestra, no auditório Zelito Viana,
Foto Maicon Ferraz

A Prefeitura de Mesquita promoveu a palestra “Ciclovia e uma Cidade Conectada”, ministrada pelo engenheiro civil holandês Warner Vonk. A ação aconteceu, no auditório Zelito Viana, localizado na sede da prefeitura. A palestra contou com a presença dos secretários de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMMURB), Luney Martins; Transporte e Trânsito (SETRANS), Fernando Gonzalez; e Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Agricultura (SETRADE), Janyr Menezes.

A atividade é fruto de uma parceria entre a SEMMURB e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). E está ligada ao lançamento do Manual de Acessibilidade “Calçada Melhor”, realizado no dia 22 de setembro, em Mesquita, e faz parte do Programa Soluções Eficientes para uma Mesquita Melhor. O objetivo foi capacitar e sensibilizar os técnicos municipais no desenvolvimento das rotas cicloviárias no município.

O especialista em mobilidade cicloviária falou sobre os benefícios  para as cidades  que dispõem de ciclovias. “Quem usa bicicleta exercita o corpo e ganha muita praticidade na locomoção. Já a cidade, ganha com a redução da  poluição do ar  do número de acidentes de trânsito. Também podemos identificar que, quando existem ciclovias, aumenta  o número de pessoas nas ruas, deixando a cidade mais movimentada e segura. Mas é fundamental que a construção seja realizada em locais que existam demanda e sempre priorizando a segurança e acessibilidade dos usuários”, explicou Warner Vonk.

Luney Martins comentou sobre a expectativa de Mesquita em se tornar uma cidade completa. “Nossa cidade era um bairro residencial. Temos poucos anos de emancipação e aos poucos, estamos criando a nossa identidade. Queremos fazer um planejamento de forma participativa e para isso, a opinião dos munícipes é fundamental”, concluiu.

 

error: Conteúdo protegido !!