Vila Central ganha Clínica da Família

A unidade terá capacidade para atender cerca de 3 mil famílias por mês e também contemplará bairros vizinhos
Simone Silva/PMQ

A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou no último sábado (2) uma Clínica da Família no bairro Vila Central. Na área da atenção básica, o município tem agora ao todo nove Clínicas da Família, cinco Estratégias Saúde da Família e três Unidades Básicas de Saúde. A nova unidade tem capacidade para atender até 3 mil famílias por mês e contemplará também moradores dos bairros Parque Ipanema, Vila Nancy e uma parte do Nossa Senhora da Conceição com atendimentos de clínica médica, pré-natal, puericultura, preventivo, planejamento familiar, saúde do homem e vacinação.
Com o objetivo de focar nas ações de prevenção, promoção da saúde e diagnóstico precoce de doenças, a unidade nomeada como Clínica da Família Esmelinda Pinto de Souza tem consultório médico, sala de vacina, consultório, sala de curativo, nove profissionais capacitados para atender à população, entre eles: uma médica, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, cinco agentes de saúde e um administrador.
“Inaugurar essas Clínicas da Família no município estavam no nosso plano de governo. Só neste ano, já entregamos a do Valdariosa, Nossa Senhora da Conceição e agora do Vila Central. Até o primeiro semestre de 2018, iremos contemplar os bairros Paraíso, Campo da Banha e Belmonte”, adiantou o prefeito Carlos Vilela que ressaltou ainda a importância de levar uma saúde de qualidade para todos. “Ao investir na atenção básica, estamos cuidando da prevenção”.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, as Clínicas da Família são um marco que representa a reforma da atenção primária no município de Queimados e uma saúde mais humanizada. “O modelo tem como objetivo focar nas ações de prevenção, promoção da saúde e diagnóstico precoce de doenças. A unidade possibilitará comodidade para os usuários, pois terão médicos mais perto de casa, com toda estrutura necessária para o atendimento de qualidade e o maior objetivo é diagnosticar doenças precoce para evitar futuras hospitalizações”, destacou.
Moradora do bairro Vila Central há 46 anos, Tereza Ferreira, 68, comemora a chegada a Clínica. “Antes eu precisava ir lá para o Centro para ter uma consulta médica, agora terei tudo perto de casa. Será muito bom para nós, meu filho e minha nora também farão o acompanhamento médico aqui”, concluiu ela que foi a primeira a ter atendimento médico na unidade.
A Clínica da Família Esmelinda Pinto de Souza fica situada na Avenida Berna, Lt03 Qd02, bairro Vila Central, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Para a consulta é necessário levar identidade, comprovante de residência e cartão do SUS.

error: Conteúdo protegido !!