Mesquita oferece oportunidade de ingresso no mercado de trabalho

Mãe, Elaine (com microfone) pediu e a filha, Jaqueline, ganhou no ato, a oportunidade de fazer um dos 60 cursos
Davi de Castro/Jornal de Hoje

Jovens do município de Mesquita ganharam a oportunidade de ter uma profissão para ingressar no mercado de trabalho. É que a prefeitura firmou convênio com a empresa Microcamp e, através dela, colocou à disposição dos jovens mais de 60 cursos na área de informática, os quais serão totalmente gratuitos.
A secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma, responsável pela promoção do projeto ID Jovens, disse ontem, durante palestra sobre o tema no auditório Zelito Viana, na sede da prefeitura, que serão atendidos 270 jovens. As inscrições já podem ser feitas na Avenida Coelho da Rocha, 956, na Coordenadoria da Juventude.
Sem profissão definida e fora do mercado de trabalho há pelo menos três anos, Elaine da Silva Marques, 54 anos, interrompeu a palestra de Bruno Souza Moreira, coordenador da Microcamp, para saber quando a sua filha, Jaqueline Marques de Moura, 29 anos, poderia se inscrever em um dos cursos. “Ela pode sair daqui do auditório direto para a sala de aula”, respondeu o rapaz, que falava a dezenas de jovens sobre a sua experiência antes de depois dos cursos. Jaqueline comemorou. “Agora vou ter profissão. Vou cursar inglês e programa de jogos eletrônicos”, revelou. Para se inscrever basta apresentar comprovante de que mora em Mesquita.
Cristina Quaresma adiantou que o objetivo do projeto ID Jovem é preparar jovens, entre 15 a 29 anos, através de cursos profissionalizantes, para que eles possam ingressar no mercado de trabalho, respaldado por uma profissão. Pelo projeto, são oferecidos mais de 60 cursos. Na opinião dela, a medida, além de elevar a autoestima dos jovens que estavam desempregados ou nunca trabalharam por falta de profissão, ajuda ainda na renda familiar. Para a secretária, o governo Jorge Miranda tem uma visão do futuro, buscando projetos que ajudem os jovens, nos dias de hoje, a ter uma atividade profissional para oferecer ao mercado de trabalho.
Ação Social – Cristina adiantou que no dia 9, a partir das 9h, haverá uma grande ação social na praça em frente à Prefeitura, voltada para pessoas de todas as idades. Haverá, inclusive, inscrição para o projeto ID Jovem, para cursos gratuitos na Microcamp e para o programa Minha Casa, Minha Vida. Para mulheres serão oferecidos também, curso de cabeleireira e barbeira, atendimento odontológico para adultos e crianças e isenção de taxa para quem precisa de documentação – a retirada de documentos ficou inviabilizada porque o Detran está em greve.

por Davi de Castro (davi.castro@jornalhoje.inf.br)

error: Conteúdo protegido !!