Ainda tem mais 180 minutos de Mengão em 2017

A duas partidas do final da temporada, o Rubro-Negro, campeão carioca deste ano, pode ganhar a taça da Copa Sul-Americana
Arquivo/ Gilvan de Souza

O Brasileiro chegou ao fim no último domingo (3), mas o Flamengo ainda tem dois jogos pela frente. Após a última rodada da competição, o clube volta suas fichas para a decisão da Copa Conmebol Sul-Americana, a partir desta quarta-feira (6), em Buenos Aires, contra o Independiente. A partida de volta será na próxima quarta (13), no Maracanã. As duas decisões começarão às 21h45 (após a novela da Rede Globo).
No balanço, até aqui, o Flamengo é o time brasileiro que mais entrou em campo na temporada, com 81 partidas, e fechará 2017 com 83. O Grêmio, segundo na lista, tem 76 e obrigatoriamente ainda fará mais uma, pelo Mundial de Clubes. Nessas 81 partidas, o Flamengo obteve 41 vitórias, 24 empates e 16 derrotas. Ninguém no Brasil ganhou mais no ano, nem fez mais gols. Mesmo o time não levantando a taça de campeão do Brasileirão. Coisas do futebol brasileiro e seus regulamentos.
>> Artilharia pesada – Com o recorde brasileiro de gols no ano, o Flamengo marcou 134 vezes. O Grêmio, time que chegou mais perto, fez 120. As duas partidas contra o Independiente pode aumentar essa marca. Tanta efetividade fez com que o Flamengo fosse a primeira equipe a passar o número de 100 gols na temporada. Um dos principais responsáveis foi o atacante Paolo Guerrero, com 42 gols. O peruano se tornou o sexto maior artilheiro estrangeiro da história do clube, atrás de Valido (45), Pullen (47), Petkovic (57), Benítez (76) e Doval (95 gols).
>> Pé na estrada e a garantia de jogar a Libertadores – Nesta maratona de jogos em 2017, o Flamengo passou por 11 estados (Goiás, Rio Grande no Norte, Espírito Santo, Distrito Federal, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina, Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul), além do Rio de Janeiro, e países como Chile, Argentina e Colômbia.
A maratona permitiu ao clube disputar três finais em cinco competições com decisão (o Brasileiro não tem final). De forma invicta, o Mengão conquistou o Estadual – o 34º na história. Na Copa do Brasil, o título escapou nos pênaltis. Agora a equipe pode ser campeã da Sul-Americana.
Desde 2008, o Flamengo não se classificava para Libertadores da América em dois anos seguidos. E, desta vez, a vaga foi conquistada novamente pelo Brasileiro, mostrando que a equipe passou por uma reestruturação importante e disputa a competição agora no pelotão de cima. O Rubro-Negro se classificou para a principal competição internacional ao terminar o Brasileiro na sexta colocação. Com Grêmio (campeão da Libertadores) e Cruzeiro (vencedor da Copa do Brasil) classificados logo acima, a vaga ficou com o Mengo automaticamente. E agora o Fla pode abrir uma nova vaga, se vencer a Sul-Americana. O beneficiado será o Atlético-MG, cujo treinador Osvaldo de Oliveira declarou à imprensa: “Serei um fervoroso torcedor do Flamengo contra o Independiente”.

Só alegria contra os cariocas

O já citado título invicto no Estadual mostra essa superioridade, mas ela se estendeu ao Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana.
>> Vasco – Contra o maior rival, o Flamengo ganhou duas e empatou três partidas. Uma das vitórias teve sabor especial, no primeiro turno do Brasileiro, por ser na casa vascaína. No dia 08/07, Everton marcou o gol solitário na vitória em São Januário, o que não acontecia desde 1973.
>> Botafogo – O alvinegro foi o único time que venceu o Flamengo neste ano. Porém, na hora da decisão, deu Flamengo. Na Copa do Brasil, os times se enfrentaram na semifinal e o primeiro jogo, no Engenhão, terminou 0 a 0. Na volta, no Maracanã, gol de Diego e a vitória por 1 a 0, além da vaga na final. No total, foram seis jogos (três vitórias, dois empates e uma derrota).
>> Fluminense – O Tricolor das Laranjeiras, ex-papão de títulos no Rio, também não se deu bem frente ao Urubu. Começou no Estadual, quando os times decidiram a competição e o Mengão levou as duas partidas (1 a 0 no primeiro e 2 a 1 no segundo). No Brasileiro, dois empates. E na Copa Sul-Americana, as históricas partidas nas quartas de final. Vitória com gol de Everton no primeiro jogo (1 a 0) e o empate heroico na segunda batalha, quando o Flu vencia por 3 a 1, mas a camisa e a raça empurraram o Flamengo para o 3 a 3 e a classificação.
(Fonte: Ascom/Fla)

por Jota Carvalho

error: Conteúdo protegido !!