Alunos de Belford Roxo confeccionam bonecos com materiais recicláveis

A criançada se divertiu com os bonecos confeccionados de materiais recicláveis
Rafael Barreto/PMBR

Alunos e funcionários da Escola Municipal José Pinto Teixeira, no bairro Recantus, em Belford Roxo, participaram do encerramento do projeto “Brincando com Arte”, parceria do Ministério da Cultura e a empresa Lubrizol, que selecionou 50 estudantes da unidade para participarem da iniciativa. Durante o mês de novembro os alunos interagiram e aprenderam a confeccionar bonecos de materiais recicláveis, como garrafa pet, esponja e papelão, por exemplo. A consciência ambiental foi um dos pontos do projeto. A José Pinto Teixeira tem cerca de 500 alunos.
A coordenadora geral de produção da Agência M4, Suzana Aragão, frisou que  os alunos – do terceiro, quarto e quinto anos de escolaridade – foram selecionados através de uma carta de interesse que eles escreveram e entregaram junto com a inscrição.
Nas reuniões com os alunos, a produtora executiva e professora Juliana Werneck, debatia a questão da separação do lixo, pois os materiais recicláveis seriam aproveitados na confecção dos bonecos. “Fizemos com que eles refletissem sobre qual o modo correto de descartar o lixo. Durante as aulas os alunos faziam o desenho e depois confeccionavam o boneco com pet, espumas, papelão e outros materiais recicláveis. O projeto estimulou o lado colaborativo, pois muitos deles interagiam e ajudavam os colegas na tarefa”, frisou Juliana Werneck, acrescentando que a ideia é levar o projeto para outras escolas da rede.
Gerente industrial da Lubrizol, Gilberto Alves enfatizou que a empresa está a quase uma década desenvolvendo projetos junto com a Prefeitura, que já beneficiaram cerca de dois mil alunos. “Nossas ações visam sempre a educação e o governo municipal sempre nos apoiou nas iniciativas”, resumiu.
Brinquedos de papelão
Aos 10 anos, Gustavo José Ernandes fala como “gente grande”. Desinibido, o menino, que cursa o 3º ano, revelou que sempre já fazia carrinhos com caixas de papelão ou de leite longa vida. “Não senti dificuldades no projeto. Recebi muitas informações de como aproveitar os materiais recicláveis”, arrematou, ao lado da mãe Vanessa da Costa Ernandes e da avó Luciana da Silva.
Já com noções de modelar, Maria Vitória Silvano da Silva, 9, disse que ficou feliz quando viu o seu boneco já pronto. “Cortei tudo direitinho para fazer as sobrancelhas, cabelo e os pezinhos. Foi muito divertido”, finalizou.  Aos 13 anos,  Anderson Rodrigues Fortes levou um susto quando foi selecionado. Ele destacou que não tinha a mínima noção de como se fazia um boneco de materiais reciclados. “Fiquei apreensivo, mas aos poucos fui me soltando. Foi muito divertido. Aprendi também que não se deve jogar lixo na rua e nos rios, além de saber utilizar os materiais reciclados”, encerrou Anderson,  que batizou de Tico o seu boneco.
Coordenadora da José Pinto Teixeira, Cristiane Ximenez avaliou como positivo o projeto Brincando com Arte, que segundo ela, despertou a criatividade dos alunos para o trabalho com produtos recicláveis. “Foi uma novidade e eles adoraram. Durante os trabalhos despertaram a consciência ambiental e aprenderam que produtos recicláveis também podem ser utilizados na arte”, argumentou.

error: Conteúdo protegido !!