Mesquita capacita catadores do município

Um grupo de catadores participou da ação promovida no auditório Zelito Viana
Maicon Ferraz

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal Meio Ambiente e Urbanismo (SEMMURB), realizou na última quarta-feira, dia 6 de dezembro, de uma capacitação para catadores do município. Cerca de 16 profissionais que representam as seis associações em atuação na cidade participaram do evento, realizado no auditório Zelito Viana, na sede da prefeitura. O objetivo da atividade foi apresentar aos colaboradores a necessidade de cadastrar mais residências e promover o empreendedorismo nos catadores de materiais recicláveis.
O subsecretario de Meio Ambiente e Urbanismo, Rodrigo Rodrigues, destacou a importância da capacitação. “Que eles sejam propagadores de informação, e percebam que a coleta é importante para vida de todos que vivem na cidade. É uma oportunidade também para serem orientados a cerca da política de Meio Ambiente e Resíduos Sólidos”, diz.
O gerente do programa Coleta Seletiva de Mesquita, Nilandio Leite, disse que é um momento especial e de valorização. “Esta capacitação tem grande valia para a categoria de trabalhadores, pois podem agregar valores e consequentemente, abrir um leque de oportunidades para incremento na renda familiar. É sempre importante contribuirmos para que eles  evoluam em relação ao trabalho, através da busca de um melhor atendimento para a população da cidade”, disse.
Para Marilza Reis, catadora há 12 anos, a capacitação possibilita renovação, conhecimento e a possibilidade de crescimento profissional e financeiro. “Precisamos de mais capacitações como esta. A nossa valorização gera nosso crescimento. Tenho muito orgulho de ser catadora. Existe muita riqueza sendo desperdiçada. E a nossa profissão é justamente reciclar e aproveitar aquilo que é descartado. Com conhecimento, o aproveitamento do material é bem maior”, concluiu.

error: Conteúdo protegido !!