União em busca de soluções para moradores de rua

O objetivo do encontro é construir uma rede de assistência e proteção aos moradores de rua

O Centro de Referência Especializado da População em Situação de Rua (Centro Pop) de São João de Meriti, órgão da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura, e o Fórum Popular do Povo da Rua da Baixada Fluminense promovem hoje, das 9 às 13 horas, no Meriti Previ, o primeiro encontro de Centros Pop e de Consultórios na Rua da Baixada Fluminense.
O encontro pretende reunir profissionais da assistência social, da saúde e movimentos sociais de defesa dos direitos da população de rua da região para construir uma rede de assistência e proteção para pessoas em situação de vulnerabilidade social extrema e buscar a intersetorialidade como meio de superação de dicotomias nas ações com essa população. Essa premissa é, inclusive, consubstanciada pela Política Nacional da População em Situação de Rua, instituída pelo Decreto Presidencial n.º 7.053/2009.
Para Cláudio Santos, coordenador executivo do fórum e agente da Pastoral do Povo da Rua, a criação de uma rede de proteção e assistência para a população de rua também pretende otimizar recursos para ofertar serviços públicos de qualidade para essa população, além de debater e buscar soluções para os graves problemas enfrentados por quem está nas ruas:
Construir a intersetorialidade nas políticas públicas é uma prioridade dos movimentos que atuam com a população em situação de rua, pois os avanços estão condicionados a essa capacidade de integração entre as políticas setoriais nos diferentes entes federativos. O trabalho realizado pelos Centro Pop e pelos Consultórios na Rua são exemplos de serviços da assistência social e da saúde que devem trabalhar integrados e são modelos para que outras políticas setoriais também busquem a intersetorialidade em suas ações. A criação de comitês intersetoriais nos diferentes entes federativos, conforme prevê o Decreto Presidencial n.º 7.053/2009 é fundamental para construir uma política municipal específica capaz de romper com a invisibilidade e o histórico de violação dos direitos humanos contra essa população” – salientou.
Para Roberta Ramos, assistente social da Casa da Solidariedade de Nova Iguaçu, o serviço especializado é de grande relevância para pessoas em situação de rua e precisa ser valorizado na Baixada Fluminense. Segundo ela, o espaço realiza atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua:
“O Centro Pop deve representar um espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito para a população de rua. Esse equipamento pode, inclusive, ser usado como endereço de referência desses usuários. A proposta é de que equipamentos como esse sirvam como ponto de apoio para pessoas que sobrevivem nas ruas, promovendo o acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação e provisão de documentação”, destacou.
O encontro é aberto aos profissionais dos Consultórios na Rua, que funcionam vinculados à atenção básica de saúde. O programa visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.
As equipes do Consultório na Rua são multiprofissionais, os quais desenvolvem ações integrais de saúde frente às necessidades dessa população. Elas devem realizar suas atividades de forma itinerante e, quando necessário, desenvolver ações em parceria com as equipes das Unidades Básicas de Saúde do território.
O edifício do Meriti Previ fica localizado na Rua Defensor Público Zilmar Pinaud, 232, Vilar dos Teles, São João de Meriti. Os interessado em participar do encontro podem contatar o Centro Pop de São João de Meriti pelo e-mail semuas@meriti.rj.gov.br ou pelo telefone (21) 2699-0586.

error: Conteúdo protegido !!