Carlos Moraes anuncia parque temático para fomentar o turismo na cidade de Japeri

Carlos Moraes falou sobre o projeto do parque temático durante a I Conferência Municipal de Turismo
Fotos: Anderson /PQD

O prefeito de Japeri, Carlos Moraes, disse ontem que pretende alavancar o turismo na cidade com a criação, em breve, de um parque temático ecumênico que está sendo projeto pela iniciativa privada para funcionar provavelmente na Fazenda Americana, em Engenheiro Pedreira, com quatro hotéis e um parque de exposição. O projeto, segundo ele, deve atrair um milhão de pessoas, por ano, à cidade, e gerar mais emprego e renda. Moraes ainda quer trazer uma pista de arrancada e motocross.
O anuncio foi feito no Campo Público de Golfe da cidade, durante a I Conferência Municipal de Turismo, que elegeu por aclamação cinco membros para o Conselho Regional de Turismo da Baixada Fluminense, o Baixada Verde, que envolve dez dos 13 municípios da região.
“Com o campo do golfe trouxemos 32 indústrias. Estamos trazendo agora um parque temático ecumênico. Queremos alavancar o turismo e atrair muita gente de fora para Japeri. Esse conselho vai criar mecanismos para gerar empregos”, acredita Carlos Moraes.
A ideia do conselho é conjugar esforços dos Poderes Públicos com a sociedade civil organizada e a iniciativa privada para criar condições de incentivo e desenvolvimento da atividade turística em Japeri, Duque de Caxias, Belford Roxo, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Seropédica. Os municípios de Paracambi, Guapimirim e Itaguaí não aderiram ao projeto.
“Essa conferência é para fazer o fortalecimento de políticas públicas no turismo. Com o conselho, iremos em 2018, trazer mais recursos para fomentar o turismo. O conselho é formado por pessoas da Construção Civil e do Poder Público, que representa as secretarias do município. Esse conselho vai discutir projetos e encaminhar ao governo, para aí, sim trazer recursos”, explicou o secretário municipal de Esportes, Turismo e Lazer, José Célio de Araújo, o Celinho.
Foram eleitos por aclamação para formar o Conselho: (hospedagem) Pâmella Suelen, (Comunicação), Vando de Jesus Soares, (Organizadores e promotores de eventos), Gilsa Rosa Moraes, (sítios de lazer) Júlio César Costa e (comércio e Industria) Olinda da Silva Conceição.
Durante o evento, estiveram presentes também a coordenadora de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Nova Iguaçu, Ana Cristina Venâncio, o subsecretário de Estado do Turismo, Anderson Moura, e os secretários, Márcio Rodrigues Rosa, o Márcio Bibi, de Assistência Social e Trabalho; Luiz Barcelos, de Desenvolvimento Econômivo; e Vinícius Araújo, de Urbanismo de Japeri, entre outros.
“A região da Baixada é massificada pelas mazelas, mas vamos mudar com a profissionalização do turismo, deixando os municípios mais fortes”, comentou Ana Cristina Venâncio.
Para o subsecretário de Estado do Turismo, Anderson Moura, o turismo sempre foi tratado como ferramenta para rico, mas é para todos.
“O turismo gera riqueza para as pessoas. Japeri tem belezas naturais como cachoeiras, projetos como canoagem, voo-livre, entre outros. Os turistas precisam vir para esta cidade e ficar por mais tempo, por alguns dias, para gerar renda para Japeri”, sugeriu.
Uma das primeiras metas do Conselho é buscar parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) para a realização do inventário turístico de cada cidade, mapeando inclusive a agregação das agências e de guias de turismo legalizados, rede hoteleira e polos gastronômicos, entre outros equipamentos.

error: Conteúdo protegido !!