Japeri pronta para receber a Orquestra Sinfônica Brasileira

O palco que vai receber os músicos já foi montado no Paço Municipal. São esperadas cerca de cinco mil pessoas esta noite
Fotos: Anderson PQD/PMJ

Já está tudo pronto para o show da Orquestra Sinfônica Brasileira, que se apresenta com a participação de 16 músicos de Japeri, hoje à noite, no Paço Municipal (em frente à prefeitura), em Engenheiro Pedreira. O palco já foi montado para a realização do show, previsto para começar às 20h com a presença de cerca de cinco mil pessoas. O espetáculo, que é gratuito, terá ainda atrações, como fanfarras, orquestra municipal e apresentação de dança.
Ontem, o prefeito de Japeri, Carlos Moraes, gravou um vídeo convocando a população local, dos municípios vizinhos e também de outras regiões para assistir ao show da Orquestra. Segundo ele, a exibição da Sinfônica será um espetáculo único para a população simples e trabalhadora, envolvendo músicos de gabarito internacional.
“Japeri não respira só pagode e funk. A música clássica também pode fazer parte das nossas vidas. É um momento único para todos nós”, enfatizou o prefeito Carlos Moraes.
Serão duas horas de show. A ação é resultado da parceria firmada entre a Prefeitura de Japeri e a Sinfônica. A orquestra vai tocar sucessos como Aquarela do Brasil e Garota de Ipanema.
O mesmo sentimento de orgulho também é compartilhado pelo secretário municipal de Cultura, Marcos Arruda, que não vê a hora da orquestra se apresentar para o público da cidade com músicos de Japeri.
“Como secretário de cultura, ter a Orquestra Sinfônica Brasileira em nosso município é acreditar que a cultura é uma ferramenta na construção de uma sociedade que queremos e por isso, temos buscado oferecer um trabalho de qualidade para nossos jovens”, explicou Arruda, acrescentando que as crianças de Japeri terão no próximo ano o Projeto “Orquestra em Sala”, em parceria com a Secretaria de Educação e, se possível, com apoio da Sinfônica.
Os alunos vão usar vários instrumentos durante a apresentação, como a flauta, trompete, clarinete, violino, trombone, prato/caixa, pandeiro, ganza tamborim e shake (improviso), triângulo, caixa (percussão), entre outros.  Mais de 60 músicos se inscreveram para o teste de audição feito pela Orquestra Sinfônica Brasileira.
O último ensaio aconteceu ontem, na Cidade da Música, na Barra da Tijuca.

Sonho perto de ser realizado

O percussionista Felipe Souza Silva diz que apresentação será especial
Fotos: Anderson PQD/PMJ

A apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira será ainda mais especial para 16 japerienses que terão a honra de se juntar ao grupo e participar do concerto. Um deles é Felipe Souza Silva, de 34 anos, morador do bairro Nova Belém. Apaixonado por música clássica, ele é especialista em percussão e não vê a hora de tocar para o público de sua cidade.
“Será um momento mágico e especial. É o início de um sonho de qualquer garoto. Vou me emocionar ao subir no palco com a orquestra. Esse projeto da prefeitura de Japeri vai estimular outros músicos a se dedicarem aos estudos. Novos talentos vão surgir”, acredita.
Os alunos vão usar vários instrumentos durante a apresentação, como a flauta, trompete, clarinete, violino, trombone, prato/caixa, pandeiro, ganza tamborim e shake (improviso), triângulo, caixa (percussão), entre outros.
Vale lembrar que mais de 60 músicos de inscreveram para o teste de audição feito pela Orquestra Sinfônica Brasileira.

error: Conteúdo protegido !!