Copa do Brasil: adversário do Nova Iguaçu sai amanhã

Os 40 confrontos da primeira fase da competição serão conhecidos nesta sexta, após o sorteio da CBF
Divulgação/CBF

A CBF sorteia amanhã, às 15h, os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2018. A edição do ano que vem será histórica para o Nova Iguaçu, que vai estrear na competição. Embora a definição do adversário vá ocorrer só amanhã, já se sabe que o Orgulho da Baixada não vai enfrentar, de cara, nenhum time da elite do futebol nacional.
As 80 equipes classificadas serão distribuídas em oito potes com dez clubes cada. O Nova Iguaçu ficará no Grupo G, ao lado de São Raimundo-RR, Vitória da Conquista, Brasiliense, Cordino-MA, Real Ariquemes-RO, Independente-PA, Interporto-TO, Dom Bosco e Cianorte-PR.
Na primeira fase, os integrantes do Grupo 1 (A, B, C, D) jogarão fora de casa, com a vantagem do empate, contra as equipes do Grupo 2 (E, F, G e H). Os confrontos vão acontecer entre os potes A e E, B e F, C e G, D e H. A organização dos potes é feita de acordo com a posição dos clubes no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os times classificados para a Libertadores, além dos campeões da Copa do Nordeste e Copa Verde, entram na competição nas oitavas de final.
De acordo com os critérios adotados pela CBF, o adversário do Nova Iguaçu sairá do Grupo C, onde estão ABC, Náutico, Juventude, Bragantino, CRB, Oeste, Boa Esporte, Sampaio Corrêa, Londrina e Vila Nova. Escapar de gigantes da Série A, como Botafogo, Internacional, São Paulo e Fluminense representa um alívio, e o Nova Iguaçu sonha com uma boa participação em sua primeira Copa do Brasil.
“Nosso título da Libertadores será avançar para a segunda fase da Copa do Brasil. Mantivemos nossa comissão técnica e 80% do elenco para a próxima temporada, estamos muito motivados e com boa expectativa”, garante o presidente do Nova Iguaçu, Janio Moraes.
Na primeira fase da Copa do Brasil os confrontos são disputados em partida única, com mando de campo das equipes dos grupos E, F, G e H. No entanto, os times dos grupos A, B, C e D jogam com a vantagem do empate. Sendo assim, o Nova Iguaçu precisará vencer para avançar na competição.
“Nosso trabalho está sendo muito bem elaborado, sempre com muita humildade e respeito a qualquer que seja o adversário. Mas temos muita confiança de que é possível vencer em casa e seguir adiante”, afirma Moraes, que irá acompanhar o sorteio de amanhã.

Investimentos para superar
calendário cheio de 2018

O presidente Janio Moraes deu as boas-vindas ao artilheiro Adriano
Bernardo Gleizer/NIFC

A próxima temporada será histórica para o Nova Iguaçu, seja qual for o resultado final. Além de estrear na Copa do Brasil, o clube laranja da Baixada terá pela frente a Série D do Campeonato Brasileiro, competição que irá disputar pela segunda vez. O calendário reserva ainda a Série A do Cariocão e a Copa Rio.
Com quatro competições pela frente, o Nova Iguaçu encorpou o elenco. Por enquanto, 13 jogadores foram contratados, entre eles o atacante Adriano, que retorna ao clube após ser vice-artilheiro do Estadual deste ano, com nove gols.
“Este é um ano muito importante na história do clube. Por isso, trouxemos atletas experientes. Claro que sabemos das nossas limitações, temos como prioridade o Carioca, mas queremos ir bem na Copa do Brasil e buscar uma vaga na Série C do Brasileiro de 2019”, avisa Janio Moraes.

por Raphael Bittencourt
raphael.bittencourt@jornalhoje.inf.br

error: Conteúdo protegido !!