Mesquita é recorde em número de nascimentos

Aulas de ioga são oferecidas semanalmente para mães que estão com bebês internados em unidades intensivas do Hospital da Mãe Foto: divulgação

A cidade de Mesquita viveu, em 2016, uma explosão de nascimentos. Foi o município do estado do Rio com o maior número de registros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) .

A cidade teve 6.160 registros de nascimento. Só que a maior parte das mamães é de Nova Iguaçu. Apenas 36% são filhos de mulheres do município. Os dados são revelados na mesma época em que a única maternidade na cidade, o Hospital estadual da Mãe, completa cinco anos de funcionamento, tendo realizado mais de 35 mil partos no período e cerca de 500 mil atendimentos.

“Fazemos cerca de 700 partos por mês. Somo a maternidade que mais faz partos no estado. Mesmo tendo essa demanda muito grande, procuramos dar o máximo de humanização na assistência ao parto.

Aulas de ioga são oferecidas semanalmente para mães que estão com bebês internados em unidades intensivas do Hospital da Mãe Foto: Cléber Junior

Ioga para aliviar tensão de mães de UTI

Há um mês, o Hospital da Mãe oferece duas novas atividades: aulas de ioga para mães dos bebês internados nas unidades intensiva e semi-intensiva e shantala, uma massagem especial que fortalece o vínculo entre mães e bebês. Oferecida uma vez por semana, a ioga tem ajudado mães a aliviar o estresse da espera pela alta do bebê.

Com a filha de três meses internada na UTI, Priscila Magalhães, de 29 anos, está fazendo a atividade:

“Estava tensa e com uma dor horrível na coluna. Fui de curiosidade, sem acreditar muito, mas gostei muito. Até esqueci que estava no hospital. Tinha que ser mais de uma vez na semana.

Maternidade de baixo risco, o Hospital da Mãe tem cem leitos de alojamento conjunto, 15 leitos de UI neonatal, dez leitos de UTI neonatal e 12 salas de pré-parto, parto e pós-parto .

error: Conteúdo protegido !!