
O guarda municipal Sidney Lefundes, do Grupamento Especial de Praia (Gep), realizou o parto do próprio filho, o pequeno Matheus, na madrugada quarta-feira, em São João de Meriti.
Sidney contou ainda com a ajuda da filha Jéssica, de apenas oito anos. Este foi o primeiro parto realizado pelo guarda, que ajuda pessoas em todos os tipos de situações nas praias cariocas.
De acordo com o pai, por volta de 3h30, Rachel, mulher de Lefundes, sentiu a primeira contração. Como o intervalo estava grande, ela se levantou e começou a arrumar os últimos detalhes da bolsa da maternidade. As contrações ficaram mais frequentes no momento que o guarda levantou para se preparar para mais um dia de serviço. Ele conta que ouviu gemidos no banheiro e foi auxiliar a esposa.
Ainda segundo Sidney, não deu tempo nem de chegar ao carro e ele ligou para o hospital, recebendo todas as orientações para realizar o parto. No final, ainda teve o cuidado de não cortar o cordão umbilical para evitar complicações. Depois, ele levou a mulher e o filho para o Hospital da Mulher, em São João de Meriti.
“Sempre recebemos orientações na Guarda sobre parto, desde o curso de formação e reciclagens, mas realizar o parto do próprio filho não é nada fácil”, conta.