Tumulto e protesto na estação de trem de Gramacho

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Passageiros invadiram os trilhos e bloquearam a área com madeiras e pedras
Passageiros invadiram os trilhos e bloquearam a área com madeiras e pedras

A paralisação de um trem na estação de Gramacho, em Duque de Caxias revoltou centenas de os usuários da SuperVia, na manhã de ontem. A sinalização foi a causa do problema, que resultou em protesto, muita confusão e plataforma superlotadas de passageiros, que invadiram os trilhos e colocaram pedaços de madeiras e pedras para bloquear a linha. Foram acionados Policiais do 15ºBPM (Caxias) e Bombeiros do quartel de Duque de Caxias e Campos Elíseos, que socorreram três pessoas. Na estação de Belford Roxo também ocorreu atraso na circulação dos trens por conta da sinalização próximo à Costa Barros.
Segundo passageiros do ramal de Gramacho, a circulação dos trens parou um pouco depois das 7h. De acordo com os usuários, a falta de comunicação da SuperVia foi uma das razões que motivaram o protesto. “Ficamos esperando por quase quatro horas a normalização dos trens. Isso é um absurdo. A população de Caxias não aguenta mais, pois os atrasos das composições acontecem praticamente todos os dias”, desabafou o servente Luiz Paulo Rocha Silva Mendes, 33 anos. O serviço nos ramais Vila Inhomirim e Guapimirim também foi suspenso durante parte da manhã.

A paralisação dos trens foi por causa de "irregularidade na sinalisação"
A paralisação dos trens foi por causa de “irregularidade na sinalisação”

Em nota a Supervia informou que, “ontem as 10h50, foi retomada a circulação no trecho entre as estações Gramacho e Saracuruna e dos ramais Vila Inhomirim e Guapimirim”. As partidas em direção a Central do Brasil estavam acontecendo da estação Corte 8. E reforçou que “em momento algum a circulação foi interrompida em virtude de problemas operacionais, mas sim por medida de segurança em função das pessoas que acessaram indevidamente a via férrea”. Ainda segundo a concessionária, “por volta das 7h, as saídas de Gramacho registraram intervalos irregulares em virtude de uma instabilidade no sistema de sinalização e após cerca de 10 minutos a equipe técnica conclui os reparos necessários. Enquanto os trabalhos de manutenção eram realizados, alguns passageiros impediram a circulação dos trens ao acessarem a via. Desde então a concessionária trabalhou para orientar que os passageiros voltassem às plataformas a fim de liberar a linha uma vez que não havia qualquer problema operacional que afetasse a operação ferroviário”, informou a SuperVia.
Em nota a Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro) informou que “abriu um boletim de ocorrência para apurar as causas de um problema de sinalização que afetou a operação nos ramais de Saracuruna, Guapimirim e Vila Inhomirim do sistema de transportes ferroviário, na manhã de ontem (16). Técnicos da agência reguladora foram deslocados para o local da ocorrência para dar início ao trabalho de apuração. A Agetransp também vai avaliar o atendimento prestado aos usuários pela concessionária SuperVia e os procedimentos adotados para o restabelecimento da normalidade na operação. A concessionária poderá ser multada”, informou a agencia reguladora.
De acordo com o secretário Estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, o problema se agravou porque os usuários invadiram os trilhos e colocaram matérias para impedir a saída do trem, mas o caso será investigado. “O governo do estado determinou o absoluto rigor na apuração das causas deste incidente e uma punição severa da concessionária, uma vez que milhares de passageiros da Baixada Fluminense foram prejudicados”, declarou Osório.
Mais problemas nos transportes

Os passageiros do metrô do Rio também enfrentaram problemas com o transporte na manhã de ontem. Por volta das 7h a linha 1 do metrô estava com os intervalos irregulares devido a um problema de sinalização na estação Cardeal Arcoverde, em Copacabana, na Zona Sul. De acordo com o MetrôRio, a circulação foi normalizada por volta das 8h30.
Na quarta-feira (15) um acidente na Ponte Rio-Niterói provocou um longo congestionamento durante a manhã. Para amenizar o problema, uma barca extra foi colocada para suprir o aumento da demanda de passageiros. Mas a barca Boa Viagem, que saiu às 9h de Niterói com destino ao Rio, bateu em uma mureta da Praça XV, após apresentar um problema técnico durante sua atracação. Resultado: 15 pessoas ficaram feridas.
Por: Gabriele Souza (Gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!