Nelson Rodrigues e Ziraldo homenageados nas peças de fim de ano da Lona Cultural

As apresentações gratuitas das oficinas de teatro acontecem nesta sexta (15), com a peça da oficina infantil ‘Flicts’ de Ziraldo, e dia 16 com a adulta ‘Novela das 11’

A Lona Cultural Carlos Zéfiro vai apresentar hoje e amanhã os espetáculos de encerramento das oficinas de teatro infantil e adulto. As peças que foram ensaiadas no decorrer do ano, farão homenagens a Nelson Rodrigues com apresentação do tema “Novela das 11” e mostrarão uma nova adaptação do livro de Ziraldo “Flicts” na turma infantil. A entrada será gratuita, ‘Flicts o reino colorido’ será dia 15 às 19 horas e ‘Novela das 11’ dia 16, às 20 horas.

Uma criação coletiva que vai dar o que falar. O grupo de teatro adulto da Lona Cultural está pronto para mostrar suas críticas à sociedade. Os 20 jovens que compõe a turma adulta foram responsáveis pela montagem da homenagem ao dramaturgo Nelson Rodrigues, guiados pela direção do professor Jailton Maia. No texto, destacou-se o aluno Lucas Resende ao lado de Jailton Maia e criação coletiva.

“Nem sempre a novela de maior audiência é a melhor. Os alunos foram muito importantes para a criação desse espetáculo. Eles trouxeram grande parte das dramaturgias. Esse é um dos processos mais loucos que fizemos, saindo de uma montagem infantil e entrando por completo no universo do teatro adulto e naturalista”, explica o professor.

A peça aborda a morte de Nelson Rodrigues, em dezembro de 1980, envolta por elementos e seres peculiares às criações do dramaturgo. A história fala de Álvaro, um jovem escritor se vê diante de vários conflitos e no momento em que precisa escrever um texto. Nessa confusão ele é interrompido por seus próprios pensamentos, casamento e o último capítulo de uma novela que está mexendo com toda vila onde mora. O espetáculo leva o público à reflexão de até onde o que se vê nas telinhas é o que acontece de verdade.

Já a turma infantil apresentará uma adaptação de Flicts, livro de Ziraldo, que conta a história de uma cor diferente que não consegue se encaixar no arco-íris, nas bandeiras e em lugar nenhum. A obra presenteia os espectadores com uma fantástica mensagem de caráter e respeito, dando a entender que todas as pessoas, por mais diferentes que sejam, possuem seu lugar no mundo. São abordados tópicos como preconceito, bullying e a tolerância à diferença.

 

error: Conteúdo protegido !!