Copa Rio de Parapente foi sucesso em Japeri

No Pico da Coragem, sessenta e oito pilotos participaram na modalidade Race to goal em quatro categorias

Japeri sediou no último fim de semana a final da Copa Rio de Parapente 2017. Sessenta e oito pilotos participaram na modalidade Race to goal em quatro categorias: open, serial, sport e fun. O palco da competição foi o Pico da Coragem, um dos mais belos cartões postais de Japeri, com mirante natural de 530 metros de altura.
Localizado próximo à Serra das Araras, ao lado da Cordilheira de Tinguá, o Pico da Coragem já é um point consagrado com excelentes rotas, tendo a via expressa do Arco Metropolitano servindo de eixo facilitador para o resgate de voos.
O prefeito Carlos Moraes esteve na Fazenda Americana, no domingo, e comemorou o fato de o campeonato ter sido disputado em Japeri. “Com a revitalização do Pico da Coragem e o teleférico, vamos atrair mais atletas e turistas, gerando mais renda para a cidade”, afirmou.
O acesso ao local da competição foi feito pelo Caminho da Coragem, através de uma trilha com cachoeiras e muito usada para caminhadas. Na época do Império, o espaço era usado por Dom Pedro I como acesso à Região Serrana.

No meio das provas entrou vento sudoeste. Ganhou quem foi mais longe

“A comissão de prova analisou o dia e as condições de voo, e o percurso dos pilotos no ar é controlado por GPS. Eles saíram do Pico da Coragem, passaram pela Termo Elétrica, em Engenheiro Pedreira, voltaram até o pedágio na Dutra, pela prefeitura e pousaram na Fazenda Americana. O percurso foi de uma hora e meia, mas entrou em vento sudoeste, que impossibilitou de completar a prova. Ganhou quem foi mais longe. No domingo o vento foi muito forte”, analisou André do Ponte Celestino, instrutor de parapente e vice-presidente da Federação de Voo Livre do Estado do Rio de Janeiro.
Ainda segundo Ponte, muitos pilotos consagrados e experientes participaram do torneio, entre eles Josivando da Silva Brito, atleta do Clube de Japeri, atual campeão do Desafio Sudeste de Parapente, e Thiago Candiogo, que ficou entre os dez primeiros no Campeonato Brasileiro.
“O potencial térmico de Japeri é favorável. A cidade possui o clube de voo livre, que conta com atletas de altíssimo nível técnico no esporte. Conquistou o campeonato e vice-campeonato da Copa Sudeste com dois atletas, que representam o clube e a cidade nas competições regionais e nacionais”, disse o vice-presidente da federação.

Confira as categorias vencedoras

>> OPEN – 1° Fernando Vieira; 2° Mário Monteiro e 3° Enderson Mesquita.

>> SERIAL – 1° Júlio Maia; 2° Flávio Gonçalves e 3° Rogério Felix.

>> SPORT – 1° Vagner Antunes; 2° André do Ponte e 3° André Motta.

>> FUN – 1° Alexandre Nascimento; 2° Clebson Webster e 3° Alessandro Freire.

error: Conteúdo protegido !!