Últimas Notícias – 19/12

Acusados de estelionato

Policiais da 58ªDP (Posse) com apoio da 73ªDP (Neves) cumpriram dois mandados de prisão contra uma dupla acusada de estelionato. Segundo informações de policiais, Douglas Felipe da Silva Teixeira e Vagner Vinicius Pimentel Pontes são acusados de praticarem golpes na internet juntamente de Joederson Gomes dos Santos, que está foragido. Ainda segundo informações de policiais, eles adulteravam carros e anunciaram para venda na página da Internet OLX. Os dois foram presos em Nova Iguaçu e na casa de Douglas foi apreendido diversas identidades falsas e uma farda completa da PM e um veículo Nissan Sentra. Os dois foram encaminhados ao Sistema Prisional.

Militar baleado

Dois suspeitos foram presos e um militar foi baleado ontem durante uma operação do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) no Morro do São Carlos, no Estácio, na Região Central do Rio. De acordo com a Polícia Militar, houve confronto e um policial foi atingido na coxa. Ele foi socorrido ao Hospital Central da Polícia Militar, no Estácio, onde foi medicado e já teve alta. O BPChq permanece no local.

Relatório preocupante

Um relatório do Conselho Nacional do Ministério Público aponta que oito em cada dez delegacias do estado do Rio não possuem o número de servidores suficientes. Segundo o estudo, divulgado ontem, das 181 unidades da Polícia Civil vistoriadas pelo órgão, 29 não possuíam a quantidade necessária (16% do total). Ainda de acordo com o documento, uma delegacia da Polícia Civil do Rio registrou fuga de preso da carceragem e também houve uma morte nas unidades do estado vistoriadas. O estudo também averiguou a situação das delegacias no país. Neste caso, a média de delegacias que sofrem com a falta de servidores é ainda maior. Das 6.283 delegacias vistoriadas, 810 tem déficit de profissionais (87,11% do total). Já nas delegacias da Polícia Federal, faltam policiais em 38 das 47 delegacias existentes no Sudeste do país.
De acordo com o Ministério Público, o levantamento foi feito com base em dados do segundo semestre de 2016.
Confira os dados do estudo:
Delegacias da polícia civil
– Quantidade de delegacias visitadas: 6.283
– Possuem número de servidores suficiente para adequado exercício da atividade-fim: 810 (12,89%)
– Possuem plantão/sobreaviso: 3.263 (51,93%)
– Possuem cela de custódia/carceragem: 2.693 (42,86%). Desse número, 227 delegacias (8,43%) possuem cela de custódia/carceragem em que há presas mulheres.
– Delegacias visitadas em que há inquéritos com tramitação há mais de dois anos: 4.408 (70,16%).
– Delegacias visitadas em que houve ocorrências investigadas sem instauração de inquéritos policiais ou termos circunstanciados: 2.141 (34.08%).
– Delegacias visitadas que possuem registros de autos de resistência (Ocorrências registradas como homicídio cometido por policiais em legítima defesa): 54 (2,52%).

Delegacias da polícia federal
– Quantidade de delegacias visitadas: 249
– Possuem o número de servidores suficiente para adequado exercício da atividade-fim: 66 (26,51%)
– Possuem plantão/sobreaviso: 233 (93,57%)
– Possuem cela de custódia/carceragem: 48 (19,28%). Desse número, três delegacias (6,25%) possuem cela de custódia/carceragem em que há presas mulheres.
– Delegacias visitadas em que há inquéritos com tramitação há mais de dois anos: 228 (91,57%).
– Delegacias visitadas em que houve ocorrências investigadas sem instauração de inquéritos policiais ou termos circunstanciados: 99 (39,76%).

error: Conteúdo protegido !!