Centro Pop promove ação social no centro de Meriti

Moradores de rua vão receber orientações da equipe do Centro Pop

O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social de São João de Meriti, promoverá amanhã, das 9h30 às 12h, na Praça da Matriz, a ação ‘Centro Pop a céu aberto’, que realizará uma roda de conversa que abordará temáticas com grande transversalidade como saúde, sexualidade, racismo e direitos humanos. O evento conta com o apoio do Fórum Popular do Povo da Rua da Baixada Fluminense e de movimentos de defesa dos direitos da população de rua.
Na parte da manhã, moradores de rua que vivem no centro de São João de Meriti receberão orientações da equipe interdisciplinar do Centro Pop sobre direitos sociais, provisão de documentação básica, saúde e acesso aos demais serviços públicos oferecidos pela prefeitura. Para Neli Glória de Miranda, coordenadora do Centro Pop Meriti, o serviço especializado é de grande relevância para estas pessoas e precisa ser valorizado na Baixada Fluminense. Segundo ele, o espaço realiza atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas que vivem nas ruas.
“O Centro Pop deve representar um espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito para a população de rua. Esse equipamento pode, inclusive, ser usado como endereço de referência desses usuários. A proposta é de que equipamentos como esse sirvam como ponto de apoio para pessoas que sobrevivem nas ruas, promovendo o acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação e provisão de documentação”,  destacou.
Para Cláudio Santos, coordenador executivo do Fórum Popular do Povo da Rua da Baixada Fluminense e agente da Pastoral do Povo da Rua da Diocese de Duque de Caxias, a criação de uma rede de proteção e assistência para a população de rua deve contar com a participação dos usuários para ofertar serviços públicos de qualidade, além de debater e buscar soluções para os graves problemas enfrentados por quem está nas ruas.
“A construção da intersetorialidade nas políticas públicas com participação dos usuários é uma prioridade para os movimentos sociais que atuam com a população em situação de rua. A ação ‘Centro Pop a céu aberto’ é uma ação que busca romper com a invisibilidade e o histórico de violação dos direitos humanos contra essa população. O poder público dá um grande passo rumo à cidadania quando reconhece essas pessoas como sujeitos de direitos”, salientou.
A ação será encerrada com uma confraternização com as pessoas em situação de rua que contará com a distribuição de lanches, frutos e sucos. Os interessados em apoiar o ‘Centro Pop a céu aberto’ podem obter informações pelo e-mail semuas@meriti.rj.gov.br.

error: Conteúdo protegido !!