Mesquita tem 3 mil toneladas de lixo retirados das ruas

Caminhões retiram 250 toneladas de lixo e entulhos no mutirão de faxina m Rocha Sobrinho
Davi de Castro/Jornal de Hoje

Os treze bairros existentes no município de Mesquita vão passar por uma faxina geral no início do ano de 2018. Os serviços vão desde a operação “tapa-buraco” e iluminação publica, até a capina, desobstrução de bueiros e ralos, limpeza de canais e valões, varrição, coleta de lixo e remoção de entulhos.
De acordo com o secretário de Obras e Serviços Púbicos, arquiteto e urbanista Cesar Mariano, como a demanda neste período do ano, duplicando a tonelagem em função dos festejos de Natal e Ano Novo, ele começou a faxina dia 15 de dezembro. O mutirão começou pelo bairro Rocha Sobrinho.
A princípio, no local, a equipe de trabalho da Secretaria de Obras conta com 40 pessoas, máquinas e caminhões, além de outros equipamentos de pequeno porte utilizados na varrição, capina e outros serviços como desobstrução de ralos, bueiros, valas e valões, além de remoção de lixo e entulhos. Foi executada na localidade uma faxina geral, atendendo a todas as situações existentes no bairro, as quais dependem da administração do prefeito Jorge Miranda, segundo avalia o secretário Cesar Mariano.
Pelo menos 250 toneladas de lixo e entulho foram retiradas das ruas de Rocha Sobrinho e da mesma forma acontecerá em todos os 13 bairros de Mesquita. Para ele, fazer a faxina do bairro não foi difícil, pois além de ser uma região de fácil acesso, o traçado das ruas facilitam o trabalho da equipe. “No dia a dia, Mesquita já retira das vias púbicas 3 mil toneladas de lixo e outros entulhos”, frisa Mariano.
Tapa-buracos vai continuar
Entretanto, para Cesar Mariano, a faxina nos demais bairros não ocorrerá com mesma facilidade de Rocha Sobrinho. Pois o traçado dos locais e das ruas é bastante diferente e envolve outros tipos de demanda. Ele cita que a operação “tapa-buraco”, por exemplo, muda de acordo com a situação do lugar. “Aliás, nas vias principais estamos atendendo a demanda, e agora vamos avançar nas vias secundárias também”, adianta.
Experiente no que faz, tendo comandado secretarias de Obras em outros municípios, Cesar Mariano disse compreender porque as pessoas lançam entulhos e lixo nas calçadas. “A população sabe que existe a coleta regular. Mas, ao perceber que a prefeitura recolhe também em outros dias, ela não se preocupa com a regularidade de deposita lixo e entulho a qualquer hora e a qualquer dia”, avalia.
Produção de lixo aumenta 50%
A deposição de lixo e dos entulhos nas vias públicas, segundo Mariano, aumenta em 50% nesta época do ano. “Pois é o período em que as pessoas fazem obras de reforma, compram mais e, consequentemente, produzem mais lixo e entulho”. Para dar conta da demanda e deixar a cidade limpa Mariano garante que o trabalho da equipe de limpeza será dobrado.
“O que piora ainda mais a situação em Mesquita, é que descobrimos caminhões de outros municípios vazando lixo e entulho em Mesquita. A nossa fiscalização já fez dois flagrantes. Um deles vinha de Nilópolis”, revela Mariano. O vice-prefeito da cidade, Waltinho Paixão, responsável pelo acompanhamento dos serviços públicos, disse que “o trabalho do governo Jorge Miranda vai continuar atendendo a população, pois isso faz parte do compromisso assumido com o povo de Mesquita.”

por Davi de Castro – davi.castro@jornalhoje.inf.br

error: Conteúdo protegido !!