Guerrero vai jogar a Copa da Rússia

O atacante do Peru teve a pena reduzida pela Fifa para seis meses

O torcedor peruano ganhou um presente de Natal antecipado. O Tribunal de Apelação da Fifa reduziu de um ano para seis meses a pena do atacante Paolo Guerrero, do Flamengo. A decisão foi tomada após recurso da defesa do camisa 9 da seleção do Peru, que cumpre suspensão desde o dia 3 de novembro, após ser flagrado em exame antidoping em jogo contra a Argentina, pelas Eliminatórias. Com isso, Guerrero poderá disputar a Copa do Mundo de 2018.
A redução permitirá que o jogador volte aos gramados a partir do início de maio, mas a defesa ainda buscará uma absolvição total na Corte Arbitral do Esporte (CAS). A vitória obtida ontem teve participação do advogado espanhol Juan de Dios Crespo, que defendeu Messi da suspensão nas Eliminatórias da Copa de 2018. O atacante também tem na defesa do processo de doping da Fifa os advogados Bichara Neto e Marcos Motta.
“A Fifa só nos notificou da pena reduzida para seis meses até agora. Até sexta-feira entregam a fundamentação. Assim que recebermos vamos ao CAS para tentar anular a pena. Apresentamos basicamente os mesmos argumentos do primeiro julgamento”, explicou Bichara Neto.
“Mas lembramos a jurisprudência anterior no próprio CAS de casos de absolvição, como do tenista Richard Gasquet e, por isso, agora vamos tentar a anulação completa da pena”, complementou o advogado.
Relembre o caso
Guerrero testou positivo para benzoilecgonina, principal metabólito da cocaína, em exame antidoping realizado após o jogo entre Peru e Argentina, no dia 5 de outubro. A partida era válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Por causa disso, a Fifa suspendeu o atleta por 30 dias preventivamente.
O Flamengo ainda tinha a esperança de contar com o camisa 9 para as finais da Copa Sul-Americana, mas na semana da partida decisiva, no Maracanã, a Fifa decidiu pela suspensão de um ano ao atacante. Com a pena, ele ficaria impedido de jogar até novembro do ano que vem, perdendo a chance de disputar com o Peru uma Copa do Mundo após 36 anos.
Segundo a defesa, o metabólito benzoilecgonina – presente na cocaína e encontrado na urina do centroavante do Flamengo – é proveniente da folha de coca utilizada para chá consumido em diversos países da América do Sul. Os advogados apontam contaminação em um outro tipo de chá ingerido pelo jogador.

Fred na mira do Flamengo

Atacante do Atlético-MG teria interesse em jogar pelo Fla

Enquanto a defesa de Paolo Guerrero segue em busca da absolvição total do atacante, o Flamengo continua de olho no mercado, caso o recurso na Corte Arbitral do Esporte não obtenha sucesso. Classificado para a fase de grupos da Libertadores, o Rubro-Negro não pode correr o risco de ficar sem um atacante experiente para a competição continental.
Na busca por um nome ideal para substituir Guerrero, em caso de não absolvição, a diretoria tem como principal alvo o atacante Fred, artilheiro do Atlético-MG na temporada, com 30 gols, e responsável por 10 assistências. O jogador, inclusive, já teria aceitado os valores oferecidos pelo Flamengo, cerca de R$ 1 milhão mensal.
Alguns nomes chegaram a ser sondados pelo Flamengo na posição, mas o negócio não evoluiu. É o caso de Ábila, que deve ficar no Boca Juniors após empréstimo com o Huracan. Empresários também descartam por ora a vinda de Calleri para o clube. Para a posição de Guerrero o Flamengo conta, por enquanto, apenas com Felipe Vizeu e a promessa Lincoln, de 17 anos.

error: Conteúdo protegido !!