Visão Geral – 18/07

Bola Cheia

Repercutiu bem em Mesquita, a parceria da Prefeitura com o Grupo Contax, líder em Contact Center na América Latina e um dos maiores do mundo especializado em soluções para gestão do relacionamento com o consumidor. Como fruto do acordo, ontem aconteceram, no auditório Zelito Viana, na sede do Governo, inscrições para vagas de operadores de telemarketing. Boa!

Bola Murcha

A coleta de lixo não falha e os funcionários da empresa responsável quando passam deixam a área da Galeria Castelo, no centro comercial de Comendador Soares, limpíssima. Para mostrar que não querem colaborar, alguns teimam em vazar lixo e emporcalhar a passagem de pedestres. A coluna tem observado o quanto a falta de consciência causa transtornos.

 

Rui Falcão diz que
governo “não é do PT”

150717 H41No dia em que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou formalmente seu rompimento com o governo Dilma Rousseff, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, divulga em seu perfil no Facebook entrevista que concedeu à revista Caros Amigos. Na entrevista, Falcão reforça que existem discordâncias entre o partido e o governo e que a presidente Dilma Rousseff sabe disso. O dirigente admite que essas diferenças de visões se evidenciaram no congresso da legenda, em junho, em Salvador, e chega a dizer que o governo não é propriamente do PT. “Não vamos ser linha auxiliar da oposição, mas também não vamos ser beija-mão da situação. (…) Não estamos de acordo com tudo e a presidente sabe disso. O governo não é um governo ‘do’ PT.”

 

Iranildo e Farid

Na Coluna da Alerj, assinada pela dupla Ronaldo Ferraz e Pereirinha, na página 2 desta edição do JH, confirma-se que os deputados estadual, Iranildo Campos e Farid Abrão, querem sentar nos tronos principais de São João de Meriti e Nilópolis, respectivamente. Enquanto Farid quer mostrar ao Calazans o que “é bom para tosse”, Iranildo não esconde o porquê de ser candidato a prefeito: “Sou candidato porque o povo está pedindo; meus amigos, meus companheiros de partido, os políticos de São João de Meriti querem mudanças”.

 

Bornier x Rogério

Não é só em Meriti e Nilópolis, que a disputa pelo poder promete. Nova Iguaçu poderá ter a polarização entre o atual prefeito Nelson Bornier e o deputado Estadual Rogério Lisboa ou Clarissa Garotinho, e em Japeri o deputado estadual e ex-prefeito de Paracambi, André Ceciliano, confirmou sua pretensão de brigar pela cadeira de prefeito. Ceciliano já tentou uma vez, mas foi derrotado pelo atual mandatário Ivaldo Timor. Nos próximos dias, novidades podem acontecer no cenário político de Belford Roxo e Duque de Caxias.

 

Reforço na tucanada

Como a coluna informou, é quase certo que Rogério Lisboa escolha o ninho tucano para concorrer a prefeito de Nova Iguaçu, caso o PR escape do comando de Garotinho. O que o deputado Lisboa não admite, segundo correligionários, é ficar de fora da corrida eleitoral em 2016. Além do trabalho doméstico, o deputado tem visitado municípios nos quais apoiará candidaturas a prefeito, na maioria das vezes, como oposição a quem está no poder. Apesar da crise política no país, a turma está animada.

 

Abusos e maus-tratos contra menores

A Justiça do Rio estuda a criação de uma vara criminal para tratar especificamente de crimes de abuso e maus-tratos contra crianças e adolescentes praticados por pais ou tutores desses menores. O anúncio é do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, ao participar ontem de entrevista, do programa Alô Daisy, da radialista Daisy Lúcidi, na Rádio Nacional do Rio. A criação da vara criminal especial será encaminhada para apreciação do Órgão Especial do tribunal – formado pelos 25 desembargadores mais antigos – em uma das sessões a ser realizada no mês de agosto. Segundo o magistrado, a Justiça não pode compactuar com a imposição de um castigo físico excessivo e feito de forma violenta no lar dessa criança ou adolescente, exatamente por quem deve protegê-lo.

 

Lei de Acesso
à Informação

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro (RJ) e a Controladoria-Geral da União (CGU) ministraram, na quinta (16), um treinamento para 98 gestores municipais de 46 municípios Fluminenses para orientá-los quanto a aplicação correta da Lei de Acesso à Informação (LAI) e da LC 131/2009 – Obrigatoriedade e Conteúdo do Portal da Transparência. Ministrado pelo procurador da República Eduardo El Hage e o Coordenador do Núcleo de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção – NAOP da CGU/RJ Marcelo Ambrózio Paluma, o curso foi realizado na sede da Procuradoria da República no Rio de Janeiro (PR/RJ), das 8 às 17h, e faz parte do Programa Brasil Transparente.

 

Lei de Acesso
à Informação (2)

O programa foi criado pela Controladoria-Geral da União para auxiliar Estados e Municípios na implementação das medidas de governo transparente previstas na LAI. O objetivo é juntar esforços no incremento da transparência pública e na adoção de medidas de governo aberto. O trabalho desenvolvido pela CGU vai ao encontro da atuação do MPF/RJ para assegurar a transparência dos municípios fluminenses.

 

Lei de Acesso
à Informação (3)

Com esse intuito, o Ministério Público Federal elaborou e divulgou, no fim de maio deste ano, um ranking da transparência para as cidades no Estado do Rio de Janeiro, além de expedição de recomendações e ajuizamento de ações civis públicas. O ranking estadual de transparência avaliou os portais e ferramentas de comunicação usadas por órgãos do Governo do Estado do Rio de Janeiro e das 92 prefeituras. Os municípios mais bem avaliados foram Niterói e Queimados.

error: Conteúdo protegido !!