Visão Geral – 23/12

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

Quando lideranças comunitárias resolvem exercer o papel de fiscal do Poder Público, a coisa começa assustar políticos e agentes outros que não correspondem às expectativas. Em Nova Iguaçu, Denilson Marques tem sido incansável nessa função. Fotografa e grava mazelas que encontra pela frente e posta nas redes sociais. A repercussão tem sido positiva. #Aplausos!

 

Bola Murcha

Quando o juiz federal Sérgio Moro diz que a corrupção no Brasil é sistêmica, ou seja, infecta sistemas e faz o País ser levado ao fundo do poço, ele resume o que acontece na Pátria Amada, há alguns anos. Ela é endêmica também. Não só contamina instâncias superiores, como agora está sendo denunciada em câmaras de vereadores e prefeituras. A Baixada é o alvo da vez. #TemGenteApavorada

 

77 mil atendimentos no ‘Detran Presente’

Manoella Mello/Detran-RJ

O Detran Presente se despediu de 2017 na quinta-feira (21). A 45ª edição do mutirão foi realizada em Mesquita, na Baixada Fluminense. Durante todo o dia 1.182 serviços foram realizados na estrutura itinerante montada no Brasileirinho Futebol Clube – bairro Chatuba. Após a última edição do ano, o Detran Presente alcançou a marca de 77.778 atendimentos realizados. “O ano foi especial para o mutirão. Um programa que nasceu com o objetivo de minimizar as demandas reprimidas das cidades e foi acolhido pelos cidadãos fluminenses. No próximo ano, vamos ampliar o Detran Presente e ajudar ainda mais pessoas em todo Estado”, destacou Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ. Agora, o Detran Presente retornará somente em 2018. Um estudo da demanda reprimida será refeito para montagem do calendário do próximo ano.
Esta foi a quinta edição do Detran Presente na Baixada Fluminense. Antes de Mesquita, o mutirão já havia passado por Duque de Caxias, Queimados, Belford Roxo e Nova Iguaçu. Na região, foram prestados ?10.476 atendimentos.
Nas edições, o Detran Presente ofereceu inúmeros serviços, como a emissão de primeira e segunda vias de carteira de identidade, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, a vistoria anual dos veículos, o licenciamento anual sem vistoria, a abertura de recursos contra multas e processo de suspensão.
Em Mesquita, a procura foi grande. Foram emitidas 403 novas Carteiras Nacionais de Habilitação e 390 carteiras de identidade. O serviço de vistoria de veículos realizou 102 atendimentos, enquanto outras 98 pessoas entraram com recursos contra multas e processos de suspensão.
Desde cedo os moradores do bairro da Chatuba procuraram o mutirão. Narciso Francisco, de 40 anos, aproveitouo para fazer a inclusão de GNV no seu veículo. “O atendimento foi rápido e eficiente. Adorei a iniciativa do Detran de trazer seus serviços para perto do usuário”, destacou o técnico em manutenção.
Moradora da região, Bárbara Silva, de 45 anos, elogiou e se encantou com a rapidez do atendimento. “Precisava urgentemente tirar a identidade do meu filho porque vamos viajar. Fiquei sabendo do Detran Presente e cheguei aqui cedo. Fui atendida rapidamente e estou muito feliz com a eficiência do evento”, contou a dona de casa.

 

Natal popular
em Bangu

Ontem (22), o Natal chegou antes no Restaurante Popular de Bangu. Desde as 6h, os usuários do restaurante foram contemplados com um café da manhã diferente. Além do tradicional café com leite e fruta, eles ganharam um minipanetone. O brinde, oferecido pela HB Multiserviços, empresa contratada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, foi entregue a todos sem acréscimo no valor do serviço que é de R$ 0,50. No almoço, o cardápio natalino teve Chester a Califórnia, salada de maionese, farofa de ovos, feijão carioca e arroz, acompanhados com suco de uva. A sobremesa também foi de Natal: rabanada e ameixa. Foram servidas 2.400 refeições, ao custo de R$2,00.

 

Brinde na Central

Na Central do Brasil, a HB Multiserviços distribuiu 3 mil minipanetones e mil pães de rabanada. A nutricionista da HB Flaviele Aparecida da Silva definiu o sentimento de todos. “Vivemos tempos difíceis e gestos de solidariedade precisam acontecer para manter a esperança e o espírito natalino em todos nós”. ?Os irmãos Lucilio e Aparecida Tenório, moradores de Vilar dos Teles, receberam o brinde na Central e adoraram: “Muito bom logo de manhã receber um presente”. Lucilio disse ainda: “Tomara que o espírito de Natal permaneça durante o próximo ano”.

 

Alegria do
morador de rua

Entre tantas pessoas em situação de rua que receberam alimentos estava Marcelo Almeida, ex-morador da comunidade Nova Holanda que hoje vive nas ruas do Centro. Ele afirmou com um sorriso: “Vocês fizeram a alegria do meu Natal”.

 

Saque do PIS/PASEP
a partir dos 60 anos

O presidente Michel Temer anunciou ontem (22) que o governo vai reeditar, na semana que vem, a Medida Provisória (MP) para liberar o saque do abono salarial PIS/Pasep para pessoas a partir de 60 anos. O presidente explicou que a reedição da MP só pode ocorrer após o fim do ano legislativo, que é hoje. “Você precisa esperar o ano legislativo para reeditar a MP. Na terça-feira (26) ou quarta-feira (27) nós estamos habilitados a reeditar essa Medida Provisória, já reduzindo a idade para 60 anos. Não mais 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, mas 60 anos para todos”, disse o presidente em café da manhã com jornalistas, ontem (22), no Palácio do Planalto.

 

MP liberou saques
em agosto

Em agosto, o presidente Temer assinou medida provisória prevendo a liberação de saque de contas do PIS/Pasep para homens a partir de 65 anos e mulheres a partir de 62 anos. Antes, o saque só podia ser feito por quem já tivesse completado 70 anos, além de casos como aposentadoria, invalidez e doenças graves.

 

Para finalizar…

Tem direito aos recursos do abono o trabalhador do setor público ou privado que tenha contribuído para o PIS ou Pasep até 4 de outubro de 1988 e que não tenha feito o resgate total do saldo do fundo. A Caixa, responsável pelo PIS, e o Banco do Brasil, administrador do Pasep, fazem esse pagamento de acordo com um calendário anual.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!