Visão Geral – 23/12

Bola Cheia

Quando lideranças comunitárias resolvem exercer o papel de fiscal do Poder Público, a coisa começa assustar políticos e agentes outros que não correspondem às expectativas. Em Nova Iguaçu, Denilson Marques tem sido incansável nessa função. Fotografa e grava mazelas que encontra pela frente e posta nas redes sociais. A repercussão tem sido positiva. #Aplausos!

 

Bola Murcha

Quando o juiz federal Sérgio Moro diz que a corrupção no Brasil é sistêmica, ou seja, infecta sistemas e faz o País ser levado ao fundo do poço, ele resume o que acontece na Pátria Amada, há alguns anos. Ela é endêmica também. Não só contamina instâncias superiores, como agora está sendo denunciada em câmaras de vereadores e prefeituras. A Baixada é o alvo da vez. #TemGenteApavorada

 

77 mil atendimentos no ‘Detran Presente’

Manoella Mello/Detran-RJ

O Detran Presente se despediu de 2017 na quinta-feira (21). A 45ª edição do mutirão foi realizada em Mesquita, na Baixada Fluminense. Durante todo o dia 1.182 serviços foram realizados na estrutura itinerante montada no Brasileirinho Futebol Clube – bairro Chatuba. Após a última edição do ano, o Detran Presente alcançou a marca de 77.778 atendimentos realizados. “O ano foi especial para o mutirão. Um programa que nasceu com o objetivo de minimizar as demandas reprimidas das cidades e foi acolhido pelos cidadãos fluminenses. No próximo ano, vamos ampliar o Detran Presente e ajudar ainda mais pessoas em todo Estado”, destacou Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ. Agora, o Detran Presente retornará somente em 2018. Um estudo da demanda reprimida será refeito para montagem do calendário do próximo ano.
Esta foi a quinta edição do Detran Presente na Baixada Fluminense. Antes de Mesquita, o mutirão já havia passado por Duque de Caxias, Queimados, Belford Roxo e Nova Iguaçu. Na região, foram prestados ?10.476 atendimentos.
Nas edições, o Detran Presente ofereceu inúmeros serviços, como a emissão de primeira e segunda vias de carteira de identidade, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, a vistoria anual dos veículos, o licenciamento anual sem vistoria, a abertura de recursos contra multas e processo de suspensão.
Em Mesquita, a procura foi grande. Foram emitidas 403 novas Carteiras Nacionais de Habilitação e 390 carteiras de identidade. O serviço de vistoria de veículos realizou 102 atendimentos, enquanto outras 98 pessoas entraram com recursos contra multas e processos de suspensão.
Desde cedo os moradores do bairro da Chatuba procuraram o mutirão. Narciso Francisco, de 40 anos, aproveitouo para fazer a inclusão de GNV no seu veículo. “O atendimento foi rápido e eficiente. Adorei a iniciativa do Detran de trazer seus serviços para perto do usuário”, destacou o técnico em manutenção.
Moradora da região, Bárbara Silva, de 45 anos, elogiou e se encantou com a rapidez do atendimento. “Precisava urgentemente tirar a identidade do meu filho porque vamos viajar. Fiquei sabendo do Detran Presente e cheguei aqui cedo. Fui atendida rapidamente e estou muito feliz com a eficiência do evento”, contou a dona de casa.

 

Natal popular
em Bangu

Ontem (22), o Natal chegou antes no Restaurante Popular de Bangu. Desde as 6h, os usuários do restaurante foram contemplados com um café da manhã diferente. Além do tradicional café com leite e fruta, eles ganharam um minipanetone. O brinde, oferecido pela HB Multiserviços, empresa contratada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, foi entregue a todos sem acréscimo no valor do serviço que é de R$ 0,50. No almoço, o cardápio natalino teve Chester a Califórnia, salada de maionese, farofa de ovos, feijão carioca e arroz, acompanhados com suco de uva. A sobremesa também foi de Natal: rabanada e ameixa. Foram servidas 2.400 refeições, ao custo de R$2,00.

 

Brinde na Central

Na Central do Brasil, a HB Multiserviços distribuiu 3 mil minipanetones e mil pães de rabanada. A nutricionista da HB Flaviele Aparecida da Silva definiu o sentimento de todos. “Vivemos tempos difíceis e gestos de solidariedade precisam acontecer para manter a esperança e o espírito natalino em todos nós”. ?Os irmãos Lucilio e Aparecida Tenório, moradores de Vilar dos Teles, receberam o brinde na Central e adoraram: “Muito bom logo de manhã receber um presente”. Lucilio disse ainda: “Tomara que o espírito de Natal permaneça durante o próximo ano”.

 

Alegria do
morador de rua

Entre tantas pessoas em situação de rua que receberam alimentos estava Marcelo Almeida, ex-morador da comunidade Nova Holanda que hoje vive nas ruas do Centro. Ele afirmou com um sorriso: “Vocês fizeram a alegria do meu Natal”.

 

Saque do PIS/PASEP
a partir dos 60 anos

O presidente Michel Temer anunciou ontem (22) que o governo vai reeditar, na semana que vem, a Medida Provisória (MP) para liberar o saque do abono salarial PIS/Pasep para pessoas a partir de 60 anos. O presidente explicou que a reedição da MP só pode ocorrer após o fim do ano legislativo, que é hoje. “Você precisa esperar o ano legislativo para reeditar a MP. Na terça-feira (26) ou quarta-feira (27) nós estamos habilitados a reeditar essa Medida Provisória, já reduzindo a idade para 60 anos. Não mais 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, mas 60 anos para todos”, disse o presidente em café da manhã com jornalistas, ontem (22), no Palácio do Planalto.

 

MP liberou saques
em agosto

Em agosto, o presidente Temer assinou medida provisória prevendo a liberação de saque de contas do PIS/Pasep para homens a partir de 65 anos e mulheres a partir de 62 anos. Antes, o saque só podia ser feito por quem já tivesse completado 70 anos, além de casos como aposentadoria, invalidez e doenças graves.

 

Para finalizar…

Tem direito aos recursos do abono o trabalhador do setor público ou privado que tenha contribuído para o PIS ou Pasep até 4 de outubro de 1988 e que não tenha feito o resgate total do saldo do fundo. A Caixa, responsável pelo PIS, e o Banco do Brasil, administrador do Pasep, fazem esse pagamento de acordo com um calendário anual.

error: Conteúdo protegido !!