Conmebol divulga datas e Fla começa Libertadores em casa contra o River

Na edição deste ano o Rubro-Negro foi eliminado na fase de grupos ao perder para o San Lorenzo na última rodada
Gilvan de Souza/Flamengo

O Flamengo vai viver em 2018 uma espécie de Déjà vu, um terno da língua francesa que significa “já visto”. Isso porque, assim como neste ano, na próxima edição da Taça Libertadores da América o Rubro-Negro vai iniciar sua participação contra um clube argentino, em casa, e encerrará a primeira fase na Argentina.
A Conmebol divulgou a tabela detalhada da competição, e o Flamengo estreia no dia 28 de fevereiro, contra o River Plate. Como o clube ainda será julgado pelos incidentes ocorridos na final da Copa Sul-Americana, contra o Independiente, na semana passada, é possível que o Flamengo seja punido e tenha que jogar de portões fechados ou até mesmo longe do Rio de Janeiro. A última rodada da fase de grupos será também contra o River, em Buenos Aires, no dia 23 de maio.
Na edição deste ano da Libertadores o Flamengo estreou em casa, contra o San Lorenzo, e goleou por 4 a 0. Na última rodada o Rubro-Negro foi à Argentina precisando apenas de um empate para avançar de fase, mas perdeu por 2 a 1, de virada, com gol nos acréscimos e foi eliminado de forma precoce.
Entre os dois confrontos entre Flamengo e River Plate ainda haverá dois duelos contra o Emelec, nos dias 14 de março, no Equador, e 16 de maio, com mando Rubro-Negro, além dos jogos contra um clube que virá da pré-Libertadores. A primeira partida será em casa, no dia 18 de abril, e a segunda fora, na semana seguinte, no dia 25.
Com as datas definidas o Flamengo já sabe exatamente a partir de quando poderá contar com o atacante Paolo Guerrero, caso ele continue no clube e não tenha mais sua pena imposta pela Fifa alterada. O camisa 9, a princípio, cumpre suspensão até o dia 3 de maio, quando completará seis meses de ‘gancho’. Sendo assim, ele estará apto para as duas últimas rodadas da fase de grupos da Libertadores.

Vasco e Botafogo iniciam campanhas no Chile

O Vasco retorna à Libertadores após seis anos e terá que passar pela etapa preliminar para então chegar à fase de grupos. A estreia será no Chile, contra o Universidad de Concepción, no dia 31 de janeiro. O jogo da volta será na semana seguinte, no dia 7 de fevereiro, em São Januário. Se passar, terá que enfrentar um dos três adversários que também estão na disputa por vaga na fase de grupos. São eles: Oriente Petrolero e Jorge Wilstermann, da Bolívia e o Universitário, do Peru. Ainda não há datas definidas para estes confrontos.
Já o Botafogo ficou fora da Libertadores de 2018, mas tem a disputa da Sul-Americana. Assim como o Vasco, o Alvinegro começa sua trajetória no Chile, contra o Audax Italiano, no dia 12 de abril. A volta será dia 9 de maio, no Engenhão. O Fluminense, outro carioca na Sul-Americana, estreia em casa, no dia 11 de abril, e decide fora, dia 10 de maio. O adversário será uma equipe boliviana que ainda não foi definida.

por Raphael Bittencourt
raphael.bittencourt@jornalhoje.inf.br

error: Conteúdo protegido !!