Papais Noéis colocam a barba de molho à espera de 2018

Pouco antes de degustarem macarronada para reposição das energias perdidas os ‘velhinhos’ cantaram jingles natalinos na Praça Afonso Pena
Hélio Araújo / Divulgação

Os Bons Velhinhos da Escola de Papai Noel do Brasil, depois de um intenso período de trabalho, se despediram oficialmente do Natal ontem (26) e, para repor as energias perdidas nos últimos 40 dias, comeram uma suculenta macarronada à bolonhesa. Apesar do cansaço visível e do forte calor do verão carioca, eles se reuniram no Restaurante Caçador, na Praça Afonso Pena, na Tijuca, em um encontro marcado pela alegria, pelo entusiasmo e pela sensação do dever cumprido, de manter vivo o espírito natalino, encantando crianças e adultos que passavam pelo local.
O encontro ‘Barbas de Molho’ serviu para mostrar que os Bons Velhinhos não perderam o apetite, premiar o ‘Melhor Papai Noel do Ano’ e, principalmente, enaltecer o clima de união do grupo, que já espera pelo Natal de 2018. Antes de encarar o prato de macarronada, os Papais Noéis passearam pela Praça Afonso Pena para dar abraços, beijos e tirar fotos com as crianças e adultos, numa espécie de ‘despedida do Natal’. Ali eles encontraram Fernando Manoel, de 57 anos, conhecido como “Papai Noel da praça”, que encarnava o Bom Velhinho da década de 90 e agora ajuda a quem frequenta o local, conseguindo água, café e até lanches. Além do passeio, os Bons Velhinhos cantaram diversas músicas natalinas, como ‘Bate o Sino’, ‘Noite Feliz’ e ‘Jingle Bells’.

Limachem Cherem corta a barba de Paulo Leão, durante o evento
Hélio Araújo / Divulgação

>> Barbas de Molho – O clima de alegria começou a tomar conta do restaurante assim que os primeiros convidados apareceram. Com barbas naturais ou postiças, roupa completa ou apenas o gorro de Papai Noel, eles logo chamavam a atenção de quem passava pelo local, a pé ou de carro. E todos fizeram questão de registrar o encontro em fotos abraçados aos Bons Velhinhos. Além do tradicional “Ho! Ho! Ho!”, eram constantes as risadas quando um ou outro Papai Noel contava alguma situação engraçada ou embaraçosa vivida enquanto encarnava o personagem nos shoppings, escolas, clubes, lojas ou residências.
O fundador e diretor da Escola de Papai Noel do Brasil, Limachem Cherem, com a tesoura afiada nas mãos, cortou pedaços da barba do Bom Velhinho Paulo Leão, simbolizando todos os demais. Depois, no entanto, Simon Komarov resolveu raspar toda a barba, visando ‘renovar as forças para o próximo ano’. Cherem começou o trabalho com a tesoura, que foi terminado em uma barbearia situada na própria praça.
Simbolicamente, a barba ficará ‘de molho’ até o reinício dos trabalhos, no próximo ano. “A grande maioria só volta a ser Papai Noel no início das atividades da Escola, em setembro do ano seguinte, quando participam como palestrantes. Por isso, organizamos essa festa todo dia 26 de dezembro, logo após o Natal, que serve não só para fazermos uma análise do trabalho realizado, mas também como confraternização e despedida do grupo”, disse Cherem.

Noel campeão trabalhou em Nova Iguaçu

Eduardo Alves trabalhou no Shopping Nova Iguaçu e ganhou o troféu de ‘Melhor Papai Noel do Ano’ eleito pelo público
Hélio Araújo / Divulgação

Antes do encerramento do encontro foi realizada a entrega do troféu de ‘Melhor Papai Noel do Ano’, cujos vencedores foram escolhidos pelo público através de votação na internet. O resultado apontou Eduardo Alves, que trabalhou no Shopping Nova Iguaçu, como o grande campeão, com 22,8% dos votos. O segundo lugar foi para Celso Tobias, do WestShopping, em Campo Grande, com 15,8%; e o terceiro para Simon Komarov, do VillageMall, na Barra da Tijuca, que obteve 12,9% dos votos. Na categoria “autônomo”, criada este ano, o troféu ficou com Roberto Marçal, da região de Itacuruçá/Mangaratiba, que recebeu 26,4% dos votos (Lorand Jelenyi, que trabalhou em Manaus, recebeu 26,9%, mas acabou desclassificado por não ter cumprido o regulamento do concurso).
Durante o evento, a coordenadora da Escola, Sluchem Cherem, lembrou a todos sobre a realização, de 8 a 10 de junho do ano que vem, no Rio de Janeiro, do 1º Encontro Nacional de Papais Noéis, que está sendo organizado pela Escola de Papai Noel do Brasil e vai reunir representantes de inúmeros Estados brasileiros. “Será um Encontro para discutirmos o presente e o futuro da profissão de Papai Noel. Do mercado de trabalho, das oportunidades no comércio, do uso da tecnologia e do preparo de cada um, no papel de aluno nas escolas em todo o país”, disse. (Com Assessoria de Imprensa)

por Jota Carvalho

error: Conteúdo protegido !!