Orquestra Sinfônica Brasileira deve voltar a se exibir em Japeri em 2018

O músico da Orquestra Sinfônica Brasileira Miguel Costa, recebe do prefeito Carlos Moraes uma Moção de Louvor
Fotos: Divulgação PMJ / PQD

Japeri deve voltar a respirar música clássica, em 2018. O anúncio foi feito ontem, durante almoço de confraternização que o prefeito Carlos Moraes ofereceu ao diretor artístico, Pablo Castellar, e ao maestro Lee Millis, em agradecimento ao espetáculo oferecido aos moradores da cidade pela Orquestra Sinfônica Brasileira, na noite de 13 de dezembro.
No encontro, no sítio Canaã, em Engenheiro Pedreira, o secretário municipal de Cultura, Marcos Arruda, e Pablo Castellar, começaram a alinhavar uma nova exibição da Orquestra Sinfônica Brasileira, em Japeri, possivelmente na festa de aniversário da cidade, que ocorre no dia 30 de junho. O prefeito Carlos Moraes estuda ainda possibilidade de também trazer à cidade, na mesma data, um corpo de ballet profissional.
O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito, Cezar Melo, e do secretário municipal de Saúde, Charles Gonçalves. Pablo e Lee Millis também foram homenageados com Moção de Louvor, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Wesley George de Oliveira, o Miga. A comenda foi entregue também aos 15 músicos japerienses que tocaram com a Orquestra, bem como ao primeiro clarinetista da Sinfônica, Márcio costa. Pablo Castellar se disse “lisonjeado com as homenagens, o carinho e dedicação” com que o governo recepcionou, em Japeri, a Orquestra Sinfônica Brasileira.
“Ter a Orquestra aqui na cidade foi a realização de um sonho, um momento único na vida dos moradores”, contou emocionado Carlos Moraes.
O maestro Lee Millis era um dos mais entusiasmados durante o almoço de confraternização. “Eu não esperava uma recepção tão grande e calorosa, em Japeri. A receptividade foi enorme. Fiquei emocionado ao ver aquele público encantado com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Quero voltar novamente. Até porque, percebi que há novos valores, futuros músicos na cidade”, disse o maestro emocionado.
Além de anunciar a volta da Orquestra Sinfônica Brasileira a Japeri, em 2018, o secretário Marcos Arruda anunciou a execução do projeto Orquestra em Sala, que vai ensinar música clássica nas escolas do município, no próximo ano letivo. “Vamos preparar um músico da cidade com a Orquestra Sinfônica Brasileira para ministrar aulas de música aos alunos da municipalidade”, disse.
O show da Orquestra Sinfônica Brasileira com os músicos da cidade, na noite do dia 13, reuniu mais de duas mil pessoas no Paço Municipal. Foram cerca de duas horas de músicas clássicas, como os sucessos de Aquarela do Brasil, de Ari Barroso e Garota de Ipanema, de Antônio Carlos Jobim. Ao todo, 57 músicos da Orquestra e 16 de Japeri se apresentaram no palco.
Alunos da rede de ensino do município usaram vários instrumentos durante a apresentação, como a flauta, trompete, clarinete, violino, trombone, prato/caixa, pandeiro, ganza tamborim e shake (improviso), triângulo, caixa (percussão), entre outros. Mais de 60 músicos de inscreveram para o teste de audição feito pela Orquestra Sinfônica Brasileira, antes da grande festa.

error: Conteúdo protegido !!