Na ‘capital da laranja’, Nova Iguaçu estreia hoje na Copa São Paulo

Após fazer bonito em 2017, Orgulho da Baixada quer chegar ainda mais longe, desta vez em Bebedouro
Fotos: Bernardo Gleizer/NIFC

Tudo pronto. Após uma viagem de quase 12h de duração, o Nova Iguaçu chegou na noite da última terça-feira a Bebedouro, no interior paulista, para disputar pelo segundo ano seguido a Copa São Paulo de Juniores. O Orgulho da Baixada estreia hoje, às 17h15, contra a Inter de Bebedouro. Cruzeiro e Batatais completam o Grupo 12.
A delegação laranja está hospedada no Hotel Plaza Shopping, bem próximo ao Estádio Sócrates Stamato, que receberá todos os jogos da chave. Ontem, os jogadores participaram do Congresso Técnico na cidade, que contou com a participação de todas as delegações, para a entrega das credenciais e outros esclarecimentos sobre o cronograma do torneio.
E o Nova Iguaçu não poderia ter caído numa sede tão identificada com o clube, mesmo que por uma boa coincidência. Bebedouro é conhecida como a “capital da laranja”, devido à forte produção do fruto, carro-chefe da economia da cidade até o início dos anos 90. O Nova Iguaçu é a Laranja da Baixada justamente pela cidade ter sido a maior produtora de laranja até o início do século XX.
Voltando para o assunto futebol, a expectativa do Nova Iguaçu é superar a excelente campanha de 2017, quando avançou até a segunda fase. Na estreia, o time superou a Chapecoense por 2 a 0, em jogo que atraiu atenção da imprensa internacional, e na sequência bateu o Desportivo Brasil por 3 a 1, classificando-se com uma rodada de antecedência. No mata-mata, o Orgulho da Baixada acabou sendo eliminado pelo Capivariano (SP), com um jogão que terminou com revés por 3 a 2.
Daquele time, muitos jogadores chamaram a atenção de grandes clubes, e três deles foram negociados: o meia Ramon e o artilheiro Nathan (autor de cinco gols na Copinha), que foram para o Corinthians, e o zagueiro Caio Marcelo, atualmente no Vasco da Gama. Do time titular, seis permanecem na equipe, e a experiência acumulada será importante para tentar chegar ainda mais longe.

Mas a tarefa na primeira fase não será fácil. O Nova Iguaçu caiu no Grupo 12, ao lado do Cruzeiro (atual campeão do Brasileiro Sub-20 e que representará o país na Libertadores Sub-20), do Batatais (atual vice-campeão da Copa São Paulo) e do time da casa, a tradicional Inter de Bebedouro, segundo clube mais antigo de São Paulo, adversária da estreia. Para 2018, o Nova Iguaçu promete lançar ainda mais frutos da terra. Alguns destaques do time são o volante Patrick, de 19 anos, o zagueiro Nathan, de 17, o lateral-direito Formiga, de 18, e o atacante Vitor Félix, também de 18. O meia-atacante Andrey e o centroavante Erivelton, que ainda têm idade para atuar no juvenil, também fazem parte do elenco, mesmo tendo ainda 16 anos.

error: Conteúdo protegido !!