Colônia de Férias de Japeri leva alunos aos pontos turísticos do Rio de Janeiro

Na Escola Municipal Vila Conceição, crianças brincaram com totó e fizeram atividades de recreação
Fotos: Anderson PQD / Divulgação PMJ

Alunos da rede municipal de educação de Japeri começam hoje uma série de passeios para vários pontos turísticos do Estado do Rio, como o Jardim Zoológico de Volta Redonda, o AquaRio e os museus De Arte Contemporânea de Niterói e o Do Amanhã. Vão visitar ainda a fábrica de Coca-Cola, na Rodovia Presidente Dutra.
Os passeios fazem parte da Colônia de Férias preparados pela Prefeitura de Japeri para alunos da creche ao 9º ano. Em 16 escolas, as atividades acontecerão até dia 12 de janeiro. No segundo grupo, formado por outras 17 unidades escolares, a programação será realizada entre os dias 15 e 24 de janeiro, sempre das 9h às 12h.
Hoje, cerca de 150 alunos das escolas Santa Inês, Pedra Lisa, Pastor Idalécio, Amaralina e Teófilo Cunha, visitam o Zoológico de Volta Redonda. Na próxima quarta-feira, outros alunos visitam os museus do Amanhã e de Niterói, além da fábrica da Coca-Cola. No dia 12, vão conhecer o Planetário do Rio.
“Eles vão visitar também o teatro em Nova Iguaçu e diversos outros pontos turísticos do Estado. Temos 16 mil alunos, dos quais mais de 3 mil crianças já se inscreveram na Colônia de Férias. A tendência é que este número aumente. Neste mês de janeiro, eles ficam sem ocupação, mas com a colônia, passam por atividades físicas e educacionais. Em algumas escolas, os alunos vão fazer um diário para contar o seu dia a dia”, explicou a secretaria municipal de Educação, Roberta Bailune.

Transporte e alimentação

Ainda segundo ela, o cardápio nas unidades de ensino durante a Colônia de Férias também foi modificado.
“Fizemos estrogonofe, salada de frutas, mingau para crianças. Mudamos o cardápio nas férias com o que eles mais gostam. Alimentar os alunos também neste período é importante”, disse a secretaria, que também estuda a possibilidade de manter o projeto no período de 15 dias de recesso escolar de julho.
O período de inscrição não tem prazo para encerrar. Os pais e responsáveis interessados só precisam procurar a escola onde o aluno estuda para garantir a vaga. Quem utiliza ônibus escolar no período normal de aulas também contará com o serviço durante a colônia de férias.
Entre as atividades que serão realizadas durante a Colônia de Férias estão: oficinas de contação de histórias, de leitura, de fotografia, de pintura, de origami, de teatro, de cinema e construção de brinquedos; festival de pipoca e de dança; jogos relacionados ao esporte; torneios de modalidades esportivas; ginástica; brincadeiras populares como piques, corrida de saco, queimada, cabra-cega e amarelinha; jogos, como xadrez, dama, totó e quebra-cabeça; aulas de ciranda, maracatu e coreografias.
Segundo a diretora Edna Garcia, da Escola Municipal Professora Etiene de Souza, que conta com 1.053 alunos, cerca de 100 candidatos já se inscreveram no projeto, que deu início no dia 3, com um grande abraço simbólico entre eles.
“Estamos com brincadeiras diversificadas, como futebol, aula de ginástica, pulo de corda, queimada, corrida de saco, dança, oficina de pintura. Os nossos alunos pequenos estão se divertindo muito no parquinho”, contou.
Aluno da escola há dois anos, Guilherme Bonfim de Oliveira, de 12 anos, que mora no bairro São Jorge, deixou o videogame de lado nas férias para praticar atividades como o bambolê e o basquete. “Não quis ficar dentro de casa. A escola também pode ser a minha casa nas férias”, afirmou.
Na Escola Vila Conceição, que conta com 356 alunos e 178 inscritos na colônia, alunos foram separados por idade. Eles brincaram no tatame, jogaram futsal e se divertiram no totó, um dos brinquedos mais disputados pela criançada.
Já na Ary Schiavo, o futebol foi um dos esportes mais requisitados. Mas houve grande procura pelas oficinas de manicure e pintura. Houve ainda redação sobre o dia a dia dos alunos na colônia e a confecção de pipas.
“Troquei o futebol na rua pelo disputado dentro da escola. Até mesmo por causa da violência lá fora. Aqui tenho mais segurança e posso interagir com meus amigos nas férias”, observou Alessandro de Jesus, de 15, que mora no bairro Lagoa do Sapo.

Confira o período da colônia de férias em cada escola de rede municipal de ensino.

GRUPO 1 – 03 a 12 de janeiro de 2018

1.    E. M. Amaralina
2.    E. M. Ary Schiavo
3.    E. M. Carlos Alberto
4.    E. M. Darcilio Ayres
5.    E. M. Dom Adriano
6.    E. M. João XXIII
7.    E. M. Frei Maurício
8.    E. M. E. I. Antônio Jorge
9.    E. M. Pastor Aristides Arruda
10. E. M. Pastor Idalécio
11. E. M. Pedra Lisa
12. E. M. Profª Etiene de Souza
13. E. M. Santa Inês
14. E. M. Teófilo Cunha
15. E. M. Vila Conceição
16. E. M. E. I. São Jorge

GRUPO 2 – 15 a 24 de janeiro de 2018

1.    E. M. Antonio Groppo
2.    E. M. Bernardino de Melo
3.    E. M. Duque de Caxias
4.    E. M. Leonel de Moura
5.    E. M. Jardim Belo Horizonte
6.    E. M. Pastor Tasso
7.    E. M. Célia Sobreira
8.    E. M. Paulo Félix
9.    E. M. E. I. Manoel Júlio
10. E. M. E. I. Janderson
11. E. M. Celita Rodrigues
12. E. M. Rio D’Ouro
13. E. M. Tânia Mara
14. E. M. Santa Terezinha
15. E. M. Santo Antônio
16. E. M. Santos Dumont
17.   E. M. Vereador Dario Lins

error: Conteúdo protegido !!