Temporal causa transtornos no Rio

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Forte chuva afetou o funcionamento de trens e BRT. Diversas ruas no estado amanheceram alagadas

Diversas ruas amanheceram alagadas após o forte temporal que atingiu o estado na noite de domingo e na madrugada desta segunda-feira(8). Os locais mais afetados foram bairros da Zona Oeste, como Barra da Tijuca, Recreio, Campo Grande e Jacarepaguá, e da Zona Norte, como Madureira, Cascadura e Penha. O Centro de Operações contabilizou pelo menos 18 pontos com alagamentos no Rio.

Rua Barão de Capanema, em Bangu, ficou alagada por causa do forte temporalCentro de Operações Rio

Por volta das 8h, o Sistema Alerta Rio ainda registrava chuva na cidade, como nos bairros de Irajá (5,2 mm), Anchieta (3,4 mm), Santa Cruz (2,8 mm), Madureira (2,0 mm), Ilha do Governador (1,8 mm) e Tijuca (1,4 mm). De acordo com o Alerta Rio, a cidade continua em Estágio de Atenção e o tempo ainda ficará instável ao longo do dia. A temperatura máxima prevista é de 28°C e a mínima de 19°C.

 

Alagamentos, queda de árvores e deslizamentos

 

Em apenas uma hora, entre 20h15 e 21h15 deste domingo, choveu 33% (50,6 mm) do esperado para o mês de janeiro (154,7 mm) apenas na Barra da Tijuca. Um vídeo enviado para o WhatsApp O DIA (98762-8248) mostra que a forte chuva alagou até o primeiro piso do BarraShopping. Procurado, o estabelecimento ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

Forte chuva causou queda de árvores e muro em Campo GrandeCentro de Operações Rio

O temporal também prejudicou o funcionamento de trens e do BRT. De acordo com a SuperVia, a circulação do ramal Belford Roxo foi prejudicada, neste domingo, por causa de pontos de alagamentos ao longo da via férrea. O serviço só voltou a funcionar às 6h50. Já o ramal de Saracuruna voltou apenas às 8h.

Já a concessionária que administra o BRT informou, por volta das 7h, que os ônibus do corredor Transoeste só estavam operando até a estação Tanque. Havia bolsões d’água entre as estações Pinto Teles e Capitão Menezes. O serviço só voltou a ser normalizado uma hora depois.

Alguns bairros também sofreram com a queda de árvores, deslizamentos e afundamento de pista, como na Estrada Santa Maria, perto do cruzamento com a Estrada do Tingui, em Campo Grande. Às 23h30, a Estrada das Furnas, no Itanhangá, foi temporariamente interditada nos dois sentidos por causa de um deslizamento de terra na via. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado para o local.

Um rio transbordou no Camorim. Nesta manhã, a Avenida Olof Palme, entre a Avenida Salvador e a Estrada dos Bandeirantes, continuava interditada. Um dos bairros mais atingidos foi Jacarepaguá. Às 6h30, a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá ainda registrava chuva moderada. Por causa das pistas escorregadias, os motoristas devem dirgir com cautela. Um carro chegou a bater na mureta sentido Grajaú, na altura do km 4.

Outro local que amanheceu alagado foi o bairro de Higienópolis, na Zona Norte do Rio. A enchente invadiu bares e residências, como a casa de Eron Monteiro, de 56 anos. Segundo ele, a água chegou a um metro e meio de altura. “Nem fui trabalhar, aqui está um caos. Ninguém transita na rua. Quando cheguei em casa ontem, minha cama estava flutuando”, explicou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!