Antônio Alpino é o novo presidente do Sincovani

Eleito presidente do Sincovani por aclamação, Alpino também já presidiu a Acini
Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

O empresário Antônio Alpino é o novo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Nova Iguaçu (Sincovani). A eleição aconteceu ontem, entre as 10h e 16h, na sede da entidade, na Avenida Amaral Peixoto, nº 271, no centro.
O novo presidente, eleito por aclamação, adianta que atuará com o objetivo de trabalhar em benefício de Nova Iguaçu. Segundo Alpino, a expectativa é manter a união dos comerciantes em torno dos interesses comuns da categoria.
Antônio Alpino carrega na sua bagagem empresarial a experiência de mais de 20 anos na direção de sindicato patronal, a exemplo da Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu (Acini). Nesse novo desafio, diante das responsabilidades do novo cargo, ele promete ajudar a desenvolver e fortalecer a economia da cidade e, para isso, terá como meta defender também os interesses comuns dos comerciantes.
Ligado ao ramo de cosméticos, ele entra no lugar do ex-presidente Uéliton Pessanha de Carvalho, que faleceu recentemente, deixando o cargo para o vice-presidente Vicente Guimarães Sobrinho, que também dirigiu a entidade por muitos anos. Com a eleição de Antônio Alpino, o Sincovani inaugura uma nova fase em oito décadas de existência. No próximo dia 4 de abril a entidade completará 81 anos.
História do Sincovani
O sindicato surgiu por iniciativa de um grupo de 25 comerciantes estabelecidos na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no ano de 1936. Mas foi no dia 4 de abril de 1937 que eles inauguraram a primeira sede do Sindicato dos Comerciantes de Iguassu, sob a presidência de Antônio Pinheiro Guimarães Victory, instalada na Avenida marechal Floriano Peixoto, nº 2017, no centro.
Naquela ocasião, a avenida era a mais movimentada da cidade, onde havia também o maior número de estabelecimentos comerciais, cuja maioria tratava do comércio de laranja, já que este era o produto que movimentava a economia do município. Nesta década, Duque de Caxias, São João de Meriti e Arcádia (hoje pertencente a Miguel Pereira) faziam parte de Nova Iguaçu.
Em 29 de julho de 1954, o Ministério do Estado dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio, atendendo ao pedido da diretoria, autorizou a mudança de nome da entidade para Sindicato do Comércio Varejista de Nova Iguaçu (Sincovani), nome que permanece até os dias atuais.

por Davi de Castro – davi.castro@jornalhoje.inf.br

error: Conteúdo protegido !!