COLUNA MARCUS LAURIA – 13/01

Land Rover passa a vender para pessoas com deficiência

A Land Rover começa o ano já com novidades de vendas. Desde 2 de janeiro, a marca possui sua própria política de vendas especiais para pessoas com deficiência, intitulada Land Rover Facilidade.
A política é aplicável para os modelos produzidos na fábrica de Itatiaia, RJ – Range Rover Evoque e Discovery Sport – com isenção do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos acima de R$ 70 mil. Com os descontos, o preço final dos veículos é reduzido em 12,71%, para os modelos a gasolina e 21,88% para os veículos com motor diesel.
São aplicáveis ao desconto pessoas com deficiências ou patologias que dificultam ou impedem a mobilidade, e que estejam com a Carteira de Habilitação (CNH) atualizada com essa restrição. Pessoas com deficiência com menos de 18 anos também podem adquirir um veículo com as isenções previstas, por meio de um curador reconhecido pelos órgãos públicos. O direito à aquisição com o benefício de isenção poderá ser exercido apenas uma vez a cada dois anos, sem limite no número de aquisições.

BMW K 1600 GTL 2018 chega às lojas

Destaque do estande da BMW Motorrad no Salão Duas Rodas 2017, a renovada BMW K 1600 GTL estreia neste mês na rede de concessionárias autorizadas da marca no país, com preço sugerido de R$ 135.900. A nova GTL exibe novidades no design e na ergonomia, neste caso voltadas para proporcionar um rodar ainda mais confortável. O motor que a impulsiona é um seis cilindros em linha de 1.649 cm³, 4 tempos, 24 válvulas com duplo comando, e capaz de entregar 160 cv de potência, a 7.750 rpm, e 175 Nm de torque, a partir de 5.250 rpm. O conjunto motriz agrega ainda câmbio de seis marchas e transmissão por eixo cardã.
A gama de itens engloba freios assistidos por ABS Pro, Controle de Tração Dinâmico (DTC), Ajuste Eletrônico de Suspensão (ESA), manoplas e banco aquecidos, farol xenon, lanterna e luzes indicadoras de direção em LED, Controle Eletrônico de Velocidade, computador de bordo, modos de pilotagem e para-brisa com ajuste elétrico.
Outro destaque desta touring da família K são os recursos tecnológicos semelhantes aos encontrados em automóveis premium; entre eles farol direcional, Assistente de Partida em Ladeira (HSC), Controle de Pressão dos Pneus (RDC), partida sem chave (keyless), Assistente de Trocas de Marchas Pro, luzes adicionais em LED, interface Bluetooth, sistema de alarme antifurto, sistema de áudio com preparação para GPS e marcha a ré. A BMW K 1600 GTL é oferecida nas cores branco, cinza e ebony, com top case pintado na cor da motocicleta.

Ford F-150 2018 com motor diesel V6 é revelada nos EUA

A Ford apresentou nos Estados Unidos o novo motor diesel V6 que vai equipar a linha 2018 da F-150. Além de gerar mais de 250 cv de potência e 60 kgfm de torque, o Power Stroke de 3.0 litros tem um consumo estimado de 12,75 km/l.
O propulsor também garante ao modelo a maior capacidade de carga útil e reboque do segmento, de 916 kg e 5.170 kg, respectivamente, reforçando a liderança da picape que completou 41 anos como a mais vendida dos EUA. Com isso, a linha F-150 passa a oferecer seis opções de motores no mercado norte-americano.
Desenvolvido para os consumidores que transportam carga e reboque com frequência, o novo motor usa a mesma tecnologia do motor de 6.7 litros que equipa a linha de picapes Série F Super Duty para serviço pesado. Ele atinge o torque máximo a apenas 1.750 rpm e tem uma entrega contínua de força em todas as faixas de rotação, ideal para transportar cargas pesadas em longas distâncias.
O novo diesel V6 tem bloco de ferro grafite compactado, turbo de geometria variável de alta eficiência e sistema de injeção de combustível de alta pressão (29.000 libras por polegada quadrada) para operar de forma suave, silenciosa e com baixas emissões.
A carroceria de liga de alumínio de alta resistência, de nível militar, introduzida em 2015, é uma das inovações. Essa construção revolucionária reduz em mais de 300 kg o peso do veículo, abrindo espaço para a instalação de novos equipamentos e ampliação da capacidade de carga.
Outra novidade do motor é a substituição da ventoinha elétrica de arrefecimento do motor por um sistema mecânico de embreagem viscosa que garante o seu desempenho mesmo em condições extremas, junto com um sistema ativo de abertura e fechamento da grade do radiador.
Em condições moderadas de direção e reboque, a ventoinha é desacoplada e as aletas do radiador são fechadas para melhorar a eficiência aerodinâmica. O novo propulsor vem com uma transmissão automática SelectShift de 10 velocidades especialmente calibrada para otimizar a sua curva de torque. A picape traz também sistema Auto Start-Stop de série para reduzir o consumo de combustível.

Nissan Leaf vende 300 mil unidades em todo o mundo

O Nissan LEAF é o primeiro veículo zero emissões 100% elétrico produzido em massa e também o mais vendido no mundo. A marca lançou o novo LEAF no Salão do Automóvel de Tóquio, em setembro de 2017. Os motoristas do novo modelo podem sentir-se mais seguros e conectados graças as suas inovadoras tecnologias como o ProPILOT – que permite ao veículo operar de forma totalmente autônoma desde o momento em que o motorista seleciona o destino pelo sistema de navegação até a chegada – e a tecnologia e-Peal, sistema permite que o motorista dê a partida, acelere, desacelere e pare, bastando apenas aumentar ou diminuir a força exercida sobre o pedal do acelerador.
O totalmente novo LEAF será comercializado em mais de 60 mercados em todo o mundo, começando por Japão, Europa, Estados Unidos e Canadá.
O trabalho da Nissan em eletrificação e inteligência de veículos é parte da estratégia Nissan Intelligent Mobility, a que tem o objetivo de transformar a maneira que os veículos se integram à sociedade.

Exportação de veículos registra melhor ano da história em 2017

O desempenho da exportação de autoveículos em dezembro, com 61,1 mil unidades, confirmou algo que já era quase certo: 2017 foi o ano em que o Brasil mais exportou em toda a história. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, que divulgou balanço de 2017 na sexta-feira, 5, em São Paulo, SP.
No total do ano foram 762 mil unidades exportadas, alta de 46,5% na comparação com as 520,1 mil de 2016. O melhor ano em exportação até então era 2005, com 724,2 mil unidades. Na comparação mensal, dezembro ficou 16,3% abaixo das 73,1 mil unidades de novembro e 2,6% menor que as 62,8 mil de dezembro de 2016.
As exportações tiveram papel importante no desempenho da produção. No último mês do ano a indústria fabricou 213,7 mil unidades, acréscimo de 6,9% sobre as 199,9 mil de dezembro de 2016 e redução de 14,2% sobre as 249,1 mil de novembro. No ano foram produzidos 2,70 milhões de unidades, alta de 25,2% diante das 2,16 milhões de 2016.
O licenciamento terminou 2017 com 2,24 milhões de unidades comercializadas, 9,2% acima das 2,05 milhões de 2016. Apenas no último mês foram 212,6 mil unidades licenciadas, alta de 4,1% tanto sobre igual período de 2016 quanto sobre novembro do mesmo ano.
Na avaliação de Antonio Megale, presidente da Anfavea, “o ano passado ficará marcado positivamente. Primeiro porque batemos o recorde histórico das nossas exportações e, segundo, porque foi de fato o ano da retomada do crescimento após quatro anos seguidos de queda. Os indicadores melhoraram ao longo dos doze meses, o que permitiu um desempenho aquecido no segundo semestre”.

error: Conteúdo protegido !!