
Arquivo Extra On Line
A maior dor de cabeça do prefeito de São João de Meriti, Doutor João Ferreira, que são os salários atrasados, está com os dias contados. Ele pretende colocar as contas do funcionalismo em dia nos próximos dois meses.
Apesar de governar no limite das despesas, houve avanços em todas as áreas, principalmente nos setores de educação, saúde e programas sociais, além da normalização da coleta de lixo e combate à buraqueira.
>> O mar de dificuldades do governo – Visto como a solução dos problemas do município em todas as áreas, o médico João Ferreira, especializado em ginecologia e obstetrícia, ganhou as eleições para prefeito em 2016, com 115.403 votos. Ou seja, 50,09% dos votos válidos de Meriti (226.729 votos), de um total de 292 mil e 293 eleitores.
Apesar da maioria dos votos nas urnas, ficando à frente da soma dos votos de todos os quatro adversários juntos, a eleição para a Câmara de Vereadores ficou muito abaixo da expectativa. O partido do prefeito, o PR, elegeu quatro dos 21 parlamentares. Isso significa, a princípio, que haverá dificuldades para governar e aprovar projetos. A circunstância requer, geralmente, grande habilidade política para gerar negociações e acordos entre o poder legislativo e o executivo. Fora disso, é possível naufragar a administração.
Justiça bloqueia 30 milhões
em recursos da prefeitura
O prefeito avalia que conseguiu dar a volta por cima, superar os obstáculos, encarar a situação de frente e derrotar as dificuldades. Mas foi travado por um único adversário: o atraso dos salários. “Considero que tenho atendido a expectativa da população de São João de Meriti. Entretanto, a meu maior problema é colocar em dia a folha de pagamento dos aposentados e do funcionalismo”, reconhece. “Restam pagar dois meses de salário aos aposentados (novembro e 13º de 2017) e dois meses ao funcionalismo (outubro e novembro de 2017). Mas pretendo colocar tudo isso em dia nos próximos dois meses”, empenha-se. Vale lembrar que, de janeiro a dezembro de 2017, a justiça bloqueou mais de R$ 30 milhões da prefeitura, para pagamento de outros compromissos deixados para trás durante os anos de 2012 a 2016. Sem isso, todos os salários e projetos estariam em dia.
Os avanços do governo em São João
João Ferreira destaca que, apesar das dificuldades, seu governo avançou na educação, saúde e programas sociais. O número de alunos nas 64 escolas subiu de 22 mil para 30 mil e a rede escolar ganhou nove ônibus. “Seis que estavam parados, nós recuperamos e adquirimos mais três, os quais transportam crianças portadoras de deficiência”, explica o prefeito, afirmando ainda que colocou “merenda de qualidade” em toda rede escolar. Na área da de saúde também houve avanços em um ano de governo, já que quase todas as unidades estavam fechadas. “Abrimos o PAM de Meriti e o de Éden, os quais atendem 800 e 400 pessoas, respectivamente. E abrimos também a UPA do Jardim Iris, que estava fechado há 3 anos e agora atende 300 pessoas por dia”, destaca.
SAMU cresceu 170 por cento
O serviço do SAMU, que estava precário ou praticamente inexistente, subiu em 170% o número de atendimentos. “O SAMU tinha apenas uma ambulância e hoje temos nove, adquiridas com recursos próprios. Com isso aumentamos o atendimento em 170%, ou seja, de 2.575 em 2016, para 7. 212 em 2017”, aponta o prefeito. Ele lembra que os projetos sociais também avançaram e estão todos funcionando e cita como exemplo o Programa de Saúde da Família (PSF) e Conselho Tutelar. “O PSF tem agora 66 equipes, sendo 20 criadas em nosso governo, e o atendimento já cobre quase 50% do município. O Conselho Tutelar ganhou viatura nova e voltou a funcionar plenamente”, destaca João.
>> Metas para 2018 – Segundo ele, a prioridade para 2018 é colocar em dia a folha de pagamento dos aposentados e do funcionalismo, além de manter a cidade limpa, sem buracos e com a saúde e educação funcionando. “Espero que no início de março eu já possa entregar à população, os postos de saúde que estão sendo reformados. Quero não só ampliar a qualidade dos serviços, como o atendimento também. E peço à população que continue confiando em nosso trabalho. Eu moro aqui e cuido da cidade. Meriti tem muitos problemas, mas eu prometo muito mais trabalho”, anuncia o prefeito Dr.João Ferreira.
por Davi de castro
davi.castro@jornalhoje.inf.br