Visão Geral – 18/01

Bola Cheia

Em Belford Roxo, a segunda etapa do projeto “Verão na Marca” aconteceu na noite de ontem (17), na Vila Olímpica. O evento da Prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer, acontece uma vez por mês. A atividade é realizada em dois horários, das 6h às 10h e das 17h às 21h. O endereço é Rua Lecílio, s/n, bairro Nova Piam. #MuitoBom!

 

Bola Murcha

Novamente a coluna toca no assunto. A travessia movimentadíssima em frente à estação do trem de Comendador Soares (acesso à Rua Leonel Gouveia) segue oferecendo perigo aos pedestres e, porque não dizer, aos motoristas, que quase sempre são obrigados a frear para pessoas atravessarem. Motivo: a sinalização de trânsito no local está apagada há quase um ano e meio. #Descaso. #TôNemAí.

 

GAAC: o primeiro passo foi dado

Divulgação / Cristiane Alves/Jornalista

A primeira vez, a gente não esquece, não é mesmo? Então a reunião nº 1 do Grupo Amigos da Arte & Cultura (GAAC) será marcante para cada um dos sete precursores, que acreditaram de cara na proposta de valorizar, propagar e não deixar a chama apagar. O encontro aconteceu no sábado, 13 de janeiro deste 2018, no Nova Iguaçu Shopping. Após o pontapé inicial, as proposições, discussões e decisões no debate bastante proveitoso, ocorreram. Depois, o momento da primeira formação do GAAC, mostra em pé, a partir da esquerda, Marcelo Rua (escritor, poeta e desenhista de quadrinhos); Pedro Ferreira (escritor e poeta) e Carlos Castro (diretor teatral, cineasta, dançarino e ator). Na fila do meio, Lena Oliveira (diretora teatral e de cinema, artista plástica e atriz); a escritora, atriz e diretora teatral, Iolanda Brazão, e Cely Ramalho, atriz de teatro, cinema e ainda escritora teatral. À frente, Jota Carvalho (jornalista, radialista, cronista esportivo, ator, diretor teatral e produtor).
O grupo se reunirá duas vezes no mês. O próximo encontro será dia 27 deste janeiro. O GAAC começa sob o signo da SORTE e do SUCESSO! O show está apenas começando.

 

Alô, Prefeitura!

A situação da Rua Nero, entre os lotes 20 e 50, no Jardim Gláucia, em Belford Roxo, preocupa. Buracos, água empossada com larvas de mosquitos e lama podre são marcas registradas do descaso por parte da prefeitura. Segundo informações de moradores a esta coluna, “ações do poder público na rua, não acontece há um bom tempo, para azar de quem paga impostos e espera o mínimo de retorno”. Um dos contribuintes da via está recorrendo à imprensa “para ver se os homens se movimentam no socorro aos habitantes”.

 

Linha 4 do metrô

O presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), deputado Marcelo Simão, se posicionou sobre as obras da linha 4 do metrô – Estação Gávea. Após o recesso da Casa, que termina dia 31 deste mês, o parlamentar enviará ao Secretário Estadual de Transporte, Rodrigo Vieira, Requerimento de Informação, sobre a conclusão das mesmas.

 

Obra parada

Além do documento, a comissão vai deliberar audiência pública, com os órgãos responsáveis. Segundo o deputado, a comissão quer ter ciência sobre os R$ 934 milhões gastos durante a obra, o custo da paralisação, entre outras informações da construção da estação, parada há quase três anos. *Se a obra está parada, não há gastos. Caso apareçam despesas, deve-se suspeitar de desvios dos recursos liberados. Mais uma maracutaia pode ser descoberta. Aguardemos, pois.

 

Resultado do Enem 2017 será divulgado hoje

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 deve ser divulgado nesta quinta (18), às 11h, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no mesmo horário da entrevista coletiva com o ministro da Educação. O resultado individual estará disponível na internet. Inicialmente, a divulgação estava prevista para o dia 19, mas, no início da semana, o Ministério da Educação anunciou a antecipação da data.
Para acessar o resultado, será necessário informar o CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição no Enem. Quem não se lembra da senha pode recuperá-la na Página do Participante.

 

Excesso de
Judiciário

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou nesta terça (16) o que vê como “protagonismo excessivo” do Poder Judiciário e afirmou que a suspensão da nomeação da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) para o Ministério do Trabalho pode afetar a votação da reforma da Previdência. “Acho que isso está desorganizando o Brasil”, disse Maia, em visita a Washington.
Em encontro na Câmara de Comércio Brasil-EUA, Maia observou que encara “sem nenhum tipo de otimismo” a votação da reforma da Previdência e ressaltou que o dia 19 de fevereiro é o prazo limite para sua aprovação neste ano. “Se você não conseguir votar em fevereiro, você não conseguirá votar mais”, afirmou.

 

Chega de mentiras

A jornalistas, Maia negou que tenha sido pessimista em sua avaliação. “Eu não posso ir para nenhum ambiente no Brasil ou no exterior e mentir. Já tem muito político mentiroso no Brasil, né? Acho que chega. Está na hora de a gente falar a verdade, e a reforma da Previdência não é uma votação simples.”

 

Para finalizar…

“Nós temos problemas hoje no Brasil na relação entre o Poder Judiciário e, principalmente, o Poder Executivo. Algumas decisões do presidente têm sido barradas pelo Judiciário, o que é grave”, ressaltou, em referência à liminar que suspendeu a nomeação da deputada do PTB para o Ministério do Trabalho. “Isso gera algum impasse dentro de um partido que não tem muitos votos, mas para essa votação, onde a gente sabe que não é fácil chegar ao número necessário, isso gera dificuldades e atrasa a capacidade de articulação do governo.” (As informações são da Agência Estado).

error: Conteúdo protegido !!