Saúde e Beleza – 23/07

Fisioterapia mastológica para pacientes com câncer de mama

Foto - Everton Barsan

Foto – Everton Barsan

Em Nova Iguaçu é possível fazer gratuitamentea a fisioterapia mastológica, tratamento que contribui para a recuperação dos movimentos dos braços após cirurgia de mastectomia (retirada de mama). O procedimento é de extrema importância porque depois da operação, muitas mulheres sofrem com os linfedemas. Para melhorar a qualidade deste serviço, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma sala mais ampla para pacientes e profissionais. O serviço de fisioterapia mastológica é oferecido na Policlínica Dom Walmor, que funciona de 2ª a 6ª, das 8h às 17h, na Rua Dom Walmor, 234, Centro. Para agendar a primeira avaliação, é necessário ter encaminhamento do mastologista, ginecologista ou oncologista e ser morador de Nova Iguaçu. Aline Batista é uma artista circense que descobriu a doença há dois anos. Depois do tratamento, ela recuperou o movimento do braço, fez a cirurgia para reconstrução da mama e hoje dá aulas de circo para crianças e jovens. Aos 31 anos de idade, Aline Batista de Mesquita foi diagnosticada com câncer de mama. No primeiro momento, a artista circense acreditou que não seria mais capaz de levar uma vida normal, mas depois da cirurgia de mastectomia, realizada em janeiro de 2013. Ela iniciou a fisioterapia mastológica na Policlínica e percebeu que voltar às atividades cotidianas era apenas uma questão de tempo.

 

Acupuntura na luta contra a Obesidade

A chegada dos tempos modernos, o avanço da tecnologia, da medicina e da indústria transformou o homem em um escravo da modernidade, sempre em busca da sobrevivência, de estabilidade financeira e satisfação pessoal. Essa corrida incessante tem levado um número crescente de pessoas a consequências graves à saúde, as distanciando cada vez mais dos conceitos de uma vida natural e provocando assim distúrbios psicológicos e fisiológicos, como estresse, depressão, ansiedade, vícios e obesidade.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, hoje a obesidade é considerada uma doença e atinge um terço do mundo inteiro. Para este ano, a projeção da obesidade é de aproximadamente 2,3 bilhões de adultos com sobrepeso e mais de 700 milhões obesos. O fator genético e problemas hormonais também estão relacionados à obesidade, porém demonstram apenas 5% da população obesa, sendo que os 95% restante engorda através do desequilíbrio do consumo e do gasto calórico juntamente com a crescente falta de atividade física e sedentarismo.

Nos países ocidentais, por exemplo, onde as lojas “fast food” movimentam grande parte da economia, a obesidade é mais evidente, proporcionando comida rápida, com muita quantidade calórica e pouca qualidade nutricional.Diante da dificuldade em alcançar o equilíbrio do peso corporal e das funções orgânicas alteradas com a obesidade e o sobrepreso, a busca por medicinas naturais e alternativas tem aumentado significativamente.A dieta que enfatiza as cores e os sabores dos alimentos para cada doença juntamente com exercícios físicos, é possível combater e prevenir o excesso de peso.

error: Conteúdo protegido !!