COLUNA MARCUS LAURIA – 20/01

Ford apresenta novos Mustang BullittTM, Edge ST e Ranger

A Ford apresentou três grandes novidades no Salão Internacional de Detroit 2018, nos EUA. Um dos grandes destaques é o Mustang BullittTM de terceira geração – em edição limitada comemorativa do 50º aniversário do filme clássico “Bullitt”, de Steve McQueen. Estreiam também o novo Edge ST, o primeiro SUV tunado pela Ford Performance (divisão de carros de alto desempenho da marca) e a Nova Ranger, esta exclusiva para o mercado americano.
O novo Ford Mustang BullittTM, apresentado no evento pela atriz Molly McQueen, neta de Steve McQueen, será lançado em meados do ano nos EUA e é equipado com um motor V8 5.0 especialmente calibrado com potência de mais de 480 cv e torque de 569 Nm, chegando à velocidade máxima de 262 km/h. O Mustang GT 1968 original que estrelou o premiado filme “Bullitt” com Steve McQueen também faz parte da mostra da Ford no salão, dando fim a um mistério de 40 anos sobre o paradeiro do carro.
Disponível apenas nos EUA, o novo Edge ST é a primeira versão revelada pela Ford da linha 2019 do utilitário esportivo. No final do ano, o modelo também será lançado na Europa nas versões Vignale, ST-Line, Titanium e Trend, com novos motores diesel, estilo aprimorado e tecnologias sofisticadas de assistência ao motorista.
O novo Edge ST tem características avançadas de dirigibilidade e frenagem. Destaque para a nova transmissão de oito velocidades com engates rápidos, o motor V6 mais potente da categoria e tecnologias inéditas no segmento, como assistência de manobras evasivas, piloto automático adaptativo com stop-and-go e assistência de manutenção na faixa.

Novo Jetta é revelado em Detroit

A Volkswagen continua trabalhando vigorosamente na estratégia de consolidação regional na América do Norte: a marca apresenta no Salão de Detroit (EUA) a sétima geração de seu modelo mais bem-sucedido na região.
Com a apresentação do Novo Jetta, a Volkswagen vai aumentar o sucesso alcançado na América do Norte em 2017. A região contribuiu para o recorde total de entregas da marca Volkswagen com cerca de 592 mil unidades vendidas (crescimento de 1,9% sobre 580.600 veículos em 2016). Como foi revelado pela marca antes do Salão de Detroit, em 2017 foram entregues aos clientes em todo o mundo 6,23 milhões de veículos de passageiros, 250 mil unidades a mais do que no ano anterior.
Ao longo da história cerca de 17,5 milhões de unidades do Jetta foram produzidas, tornando-se um dos Volkswagen mais bem sucedidos de todos os tempos. Em uma atualização técnica significativa, a sétima geração do Jetta é baseada na Estratégia Modular Transversal (MQB). Os resultados: proporções mais dinâmicas, um design mais progressivo, espaço interior melhorado, ganhos de eficiência, sistemas de assistência mais interconectados e um interior amplamente digitalizado.
O Novo Jetta mede 4,702 mm de comprimento (+43 mm do que a geração anterior) e a distância entre-eixos foi alongada em 35 mm (agora são 2,686 mm). Para colocar isso em perspectiva: as dimensões do Novo Jetta são próximas às do Passat europeu. Em comparação com o Jetta de sexta geração, o balanço dianteiro foi encurtado em 10 mm e o balanço traserio está mais longo em 18 mm. Isso dá ao Novo Jetta um olhar mais refinado, estendido e elegante. O Volkswagen tem 1,799 mm de largura (+21 mm) e 1,459 mm de altura (+6 mm). Dimensões que garantem ainda mais espaço em toda a cabine. O porta-malas permanece com 510 litros – um dos maiores em seu segmento.

Man Latin America amplia exportações em 31%

A MAN Latin America amplia sua presença internacional com alta de 31% nas exportações em 2017 na comparação com o ano anterior: foram 8.479 embarques ao exterior, ampliação significativa sobre as 6.500 vendas de ônibus e caminhões registradas em 2016. O resultado é o maior dos últimos cinco anos e foi alcançado graças a grandes sucessos produzidos na fábrica da MAN Latin America em Resende (RJ), como o VW Constellation 17.280, caminhão campeão de vendas na Argentina, e os Volksbus 17.230, 15.190 e 18.280 Low Entry.
A Argentina, maior mercado internacional da empresa, celebra outro marco: com 3.882 embarques, registra o maior lote de todos os tempos, com alta de 57,5% em relação aos 2.464 de 2016. O Uruguai é outro destaque: com 224 unidades enviadas, a MAN Latin America lidera as vendas naquele país.
México e Chile também figuram como os principais destinos dos caminhões e ônibus brasileiros, além de Bolívia, onde os caminhões VW são os favoritos no transporte de bebidas, Paraguai, que recentemente ganhou uma nova casa em Assunção, onde fica a sede da Diesa, representante naquele país, e dos países da América Central, com a nova estrutura própria de Vendas e Assistência Técnica.
E não faltam boas perspectivas ao avanço internacional da MAN Latin America neste novo ano: em março a nova família Delivery desembarcará na Argentina e no Chile e já a partir de maio começará a ser produzida na fábrica de Querétaro, no México, segundo país a fabricar a linha de caminhões leves.
Há também novidades no continente africano, com o início das vendas dos caminhões Volkswagen Worker 15.180 e 17.220 montados em Ibadan, na Nigéria, numa parceria da MAN Latin America com o grupo Leventis, importadora local dos produtos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Mercedes-Benz lança CLA 180 no Brasil

A partir deste mês, a Mercedes-Benz anuncia a chegada ao Brasil do CLA 180, com motor de 1.6 L que gera 122 cv de potência e torque de 200 Nm, além de transmissão 7G-DCT de dupla embreagem. A nova versão do modelo é equipada com rodas de 17 polegadas, faróis e lanternas de LED High Performance e câmera de ré. A motorização 180 do novo Mercedes-Benz CLA já está disponível nos concessionários do Brasil, com preço sugerido de R$ 137.900.
Na motorização 180 ele será oferecido em cinco opções de cores metálicas (preto cosmos, prata polar, cinza montanha, azul cavansite e marrom oriente) e três sólidas (vermelho júpiter, preto noite e branco).
No interior, o modelo traz revestimentos nas cores preto e cinza cristal, ambas combinando material sintético ARTICO e tecido Coari. Além disso, o painel conta com o sofisticado acabamento com visual honeycomb.
Outro importante item é a direção eletromecânica Direct Steer. Esse sistema de assistência de direção proporciona mais sensibilidade ao condutor e contribui para melhorar a condução. O veículo também conta com várias funções de assistência ativadas pela unidade de controle do ESP (programa eletrônico de estabilidade). Entre elas estão o contra esterço em caso de saída de traseira, correção da direção em frenagens em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução da influência da tração dianteira na direção e compensação de ventos laterais. Para auxiliar em manobras, o CLA 180 é equipado com câmera traseira com linhas auxiliares dinâmicas.
Adicionalmente, sete airbags garantem a segurança passiva em caso de acidente. Além dos dois dianteiros, para o motorista e o passageiro, o CLA traz dois airbags laterais na frente, airbags tipo cortina, que protegem as quatro janelas do veículo, e um airbag para proteger os joelhos do motorista. Com essa nova motorização, a família do CLA passa a oferecer quatro versões aos clientes Mercedes-Benz. São elas: CLA 180, CLA 200 ff, CLA 250 Sport 4MATIC e Mercedes-AMG CLA 45 4MATIC.

error: Conteúdo protegido !!