Visão Geral – 30/01

Bola Cheia

A reação popular contra ‘personas non gratas’ aos interesses do País e ao bem-estar dos brasileiros, mostra que a galera está ligada na parada, como diz o dito popular. Quando as instituições falham, não tem outro jeito, a não ser mostrar indignação pacificamente e visando o coletivo. Político tem ojeriza a povo na rua. #EntãoPovoNosCorruptosEInimigosDaNação!

 

Bola Murcha

A melhor educação vem dos exemplos, diziam nossos avós. Algumas personalidades da vida nacional parece não ter conhecimento desse conselho. É só ver o que plantam e colhem políticos como o casal de senadores da República, Lindbergh Farias e Gleisi Hoffmann, além do Ministro-STF, Gilmar Mendes, para citar três delas. #Micagem. #Vergonha. #PovoPercebeAPresençaDelesECaiDePau.

 

Festa em Guapi celebra o 16º Prêmio Baixada

Alziro Xavier / Divulgação

Nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro, a cidade de Guapimirim, na Baixada Fluminense, sediará, no Grêmio Recreativo Musical Guapiense, a 16ª edição do Prêmio Baixada. A extensa programação conta com apresentações de artistas locais, exposições e o cerimonial de entrega do prêmio.
A iniciativa vai contemplar pessoas ou instituições do segmento cultural da região ou que tenham desenvolvido um trabalho em prol da mesma. São 35 finalistas que concorrem em 11 categorias. Três instituições também vão receber homenagem especial, pelo conjunto da obra. Dentre elas, a Orquestra Sinfônica da Baixada, que reúne mais de 150 músicos de cidades diferentes.
O prêmio é uma realização do Fórum Cultural da Baixada Fluminense – entidade sem fins lucrativos e visa fomentar a produção cultural da região – em parceria com a prefeitura de Guapimirim. “Sabemos que as culturas são o ponto de partida e de chegada na construção das identidades das pessoas e dos lugares. Para nós, receber o Prêmio Baixada em nossa cidade é uma forma de valorizarmos o que temos de mais rico, que é a nossa diversidade, a nossa diferença”, ressaltou o secretário municipal de Cultura de Guapimirim, professor Luís Cláudio.
Em sua segunda passagem por Guapi – a primeira foi em 2012 -, o evento acontecerá em um dos mais importantes patrimônios culturais da cidade: o Grêmio Recreativo Musical Guapiense, reaberto no ínicio de 2018. Fundado em 1956, a instituição contribuiu para formação de uma banda e criação da escola de música do município. Também foi essencial para o desenvolvimento de projetos de formação musical e incentivo à valorização da cidadania.
O Grêmio Recreativo Musical Guapiense fica na Rua Professor Rocha Faria, 215, Vila Guapi. A entrada é franca.
*Foto: Cerimonial do 15º Prêmio Baixada 2016 – 05/11/2016 – no Shopping Nova Iguaçu.

 

Reforma da Previdência

Os impactos que a Reforma da Previdência pode provocar na economia do Rio de Janeiro e do Brasil serão debatidos por especialistas, políticos e empresários da Baixada Fluminense nesta terça-feira (30), às 15h, na Representação Regional da FIRJAN, em Duque de Caxias. O evento visa esclarecer as mudanças para as aposentadorias, além de conscientizar parlamentares sobre a necessidade da aprovação da nova lei o mais breve possível.

 

Prefeitos e empresários
presentes

Prefeitos, entre eles o de Duque de Caxias, Washington Reis, secretários municipais, além de outras autoridades já confirmaram presença. Também estarão presentes empresários do Conselho da Representação Regional da FIRJAN/CIRJ na Baixada Fluminense Área II. O evento já aconteceu em Petrópolis, Nova Friburgo e Campos. O próximo, além de Duque de Caxias, será em Três Rios e Volta Redonda, nesta quarta (31).

 

Sai clínica;
entra UPA

Além da insegurança que apavora moradores e visitantes, Austin, bairro de Nova Iguaçu, clama por mais atenção há muito tempo. Torneiras secas e ruas mal iluminadas são outras broncas de quem paga impostos em dia, mas não vê o dinheiro voltar em forma de investimentos. Na área da Saúde, a PCNI resolveu inaugurar uma UPA no lugar da Clínica 24 horas do lugar, fechada desde o início da atual gestão, “por falta de tudo”. Dos males o menor.

 

Carnaval em Caxias

O Carnaval de Duque de Caxias promete ser um dos destaques da Baixada Fluminense, apesar da crise que afeta os municípios. Para que a população possa se divertir nesse período, a prefeitura está contando com o patrocínio de empresas e do comércio da cidade para realizar uma festa animada no centro, de 9 a 13 de fevereiro. Na Avenida Leonel de Moura Brizola vão desfilar oito blocos filiados a Liga de Blocos de Rua – BRADUC.

 

Grande Rio
A escola de samba Acadêmicos do Grande Rio, a exemplo do ano passado, fechará os festejos de Momo desfilando na noite de terça-feira (13). A abertura oficial do Carnaval caxiense será às 18h de sexta-feira (9) com a presença de autoridades e personalidades do samba. Outra opção de diversão gratuita será na Praça do Pacificador, onde vão se apresentar todos os dias, sempre a partir das 18h, DJs, bandas e artistas consagrados pelo público da região.

 

Para finalizar

Nos intervalos serão realizadas atividades culturais. A prefeitura vai mobilizar vários órgãos para manter os serviços essenciais no local como atendimento na área de saúde, limpeza urbana, coordenação do trânsito, fiscalização e contará também com a atuação de equipes da Defesa Civil e da Guarda Municipal. A segurança será de responsabilidade das polícias Civil e Militar.

error: Conteúdo protegido !!