Atleta japeriense conquista medalhas em Portugal

Júlia Bento Bastos ficou em segundo lugar na categoria peso leve – Juvenil e terceiro na categoria livre (do peso galo ao pesadíssimo)
Anderson PQD/PMJ

Japeri está mostrando que cada vez mais tem uma boa safra de competidores talentosos. Representante da cidade, a atleta Júlia Bento Bastos, de apenas 15 anos, conquistou duas medalhas no Campeonato Europeu de Jiu Jitsu (International brazilian jiu jitsu federation), que aconteceu em Portugal, na cidade de Lisboa, entre os dias 17 a 20.
A jovem japeriense que disputou a categoria leve (até 56 kg) esteve na tarde da última quinta-feira (25) no gabinete de trabalho do prefeito de Japeri, Carlos Moraes.
“Temos que incentivar nossos jovens e a Júlia é mais uma prova de que em Japeri temos muitos talentos. É bom se dedicar ao esporte, mas não pode deixar de lado os estudos. A Júlia além de ótima atleta é uma boa aluna. Estou muito feliz com o seu sucesso”, disse o prefeito Carlos Moraes, que ficou encantado com as medalhas de prata e bronze conquistadas pela atleta.
Júlia Bento, que é moradora do bairro Jardim Santa Branca, em Engenheiro Pedreira, ficou em segundo lugar na categoria peso leve – Juvenil e na categoria livre (do peso galo ao pesadíssimo) ficou em terceiro.
Em sua chave, Júlia perdeu para a polonesa Natalia Jakubowicz e derrotou a australiana Brionii Frances Cuskelly. A atleta da Estônia, Eloi Aliisa Harju, também participou, mas não enfrentou a japeriense.
“Ela disputou com atletas americanas e dinamarquesas. Foram três lutas e só perdeu uma. Teve um ótimo desempenho e mostrou todo seu talento”, afirmou o professor de jiu jitsu, Vinícius Fonseca.

Muitas conquistas em menos de dois anos de competição

A atleta ainda é dona de nove medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze, conquistadas ao longo de sua carreira que iniciou há um ano e sete meses. Ela foi ainda vice-campeã brasileira e em maio do ano passado conquistou o título no Clube Municipal, na Tijuca, o campeonato estadual de jiu-jitsu, na categoria infanto juvenil.
Júlia, que ficou encantada com a cidade de Lisboa, mostrou-se satisfeita com o resultado. “Foi uma experiência única, pois disputei a primeira competição fora do Brasil. Sempre sonhei com isso e tive a honra de representar Japeri em Portugal. Todos deveriam experimentar o jiu jitsu porque é um esporte que pode trazer muito benefícios”, lembrou a adolescente.
Para disputar o torneio em Portugal, Júlia teve que treinar bastante em sua academia, a Japeri Fight. Foram três treinos por dia e muitos cuidados com alimentação.
A adolescente sonha com voos mais altos. Sua próxima meta é disputar o torneio de jiu jitsu que acontece na Califórnia, nos Estados Unidos, previsto para acontecer em junho.

Japeri é celeiro de talentos

Não é só a atleta de jiu jitsu que Japeri vem revelando no cenário esportivo brasileiro e internacional. Há jogadores de futebol que estão se destacando, além do pequeno nadador Yan Soares do Nascimento, atleta do Flamengo, e Gabriel Jhonatan Queiroz Ferreira, que brilha no Rogers State RSU, equipe de basquete de Oklahoma, nos Estados Unidos.

error: Conteúdo protegido !!